Vorcaro é alvo de pedido de investigação no TCU sobre festas em Trancoso
MPTCU quer identificar autoridades presentes e apurar uso de estrutura pública
Por: Redação
19/02/2026 • 19:00
Com o objetivo de investigar a participação de autoridades federais em festas realizadas na casa de veraneio de Daniel Vorcaro em Trancoso, na Bahia, foi solicitado ao tribunal, pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU), a abertura de uma apuração nesta quinta-feira (19).
Uma das principais imposições da verificação é que o TCU possa identificar qual das autoridades estiveram nas festas. Do mesmo modo, é pedido que seja feita uma verificação para saber se algum órgão público ajudou a financiar ou organizar os eventos.
De acordo com informações citadas na representação, assinada pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, o ex-banqueiro utilizava de um sistema interno de câmeras para registrar imagens de todos os cômodos da casa. Além disso, nessas festas era vetado o uso de celulares, assim como eram instalados detectores de metais, conforme divulgado pela CNN.
"Há indícios de que as imagens captadas nessas festas podem envolver figuras de alta relevância do Poder Judiciário, descritas como “pica das galáxias” por um dos executivos da Reag DTVM, empresa que administrava fundos e que foi liquidada pelo Banco Central", indica.
Leia mais:
CPMI do INSS antecipa depoimento de Daniel Vorcaro para segunda
BC liquida Banco Pleno, controlado por ex-sócio do Banco Master
Defesa de dono do Banco Master avalia questionar relatoria no STF
Ainda conforme o subprocurador-geral, a credibilidade de instituições públicas, a exemplo do Judiciário e do Executivo pode ser afetada caso não haja esclarecimentos acerca das suposições:
“É imprescindível que o TCU adote medidas imediatas para identificar as autoridades públicas federais que participaram dos eventos mencionados, incluindo procuradores, magistrados e outros agentes públicos, e para verificar se houve qualquer tipo de envolvimento de órgãos ou entidades federais na promoção ou financiamento dessas festas”, complementa.
Relacionadas
