BC liquida Banco Pleno, controlado por ex-sócio do Banco Master
Banco pertence ao baiano Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro
Por: Redação
18/02/2026 • 09:31
O Banco Central decretou nesta quarta-feira (18), a liquidação extrajudicial do Banco Pleno S.A., instituição financeira controlada por Augusto Ferreira Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro no Banco Master.
Segundo o BC, a medida foi motivada pela crise financeira que a empresa vive, com deterioração da liquidez, infrações às normas da atividade e descumprimento de determinações da autarquia. Ainda de acordo com o BC, a capacidade de ativos e captações do Sistema Nacional do Banco Pleno era ainda menor que o do Banco Master.
- Alexandre Garcia comenta caso Toffoli e Banco Master em quadro político
-
Banco Master: Saída de Toffoli vira holofotes para Alexandre de Moraes
- Defesa de dono do Banco Master avalia questionar relatoria no STF
O baiano Augusto Ferreira Lima, controlador do Pleno, ex-Banco Voiter, deixou a sociedade do Banco Master em 2024 para fundar a nova instituição. O banqueiro foi preso preventimanete pela Operação Compliance Zero, que investigava um suposto esquema de emissão e negociação de títulos de crédito falsos envolvendo instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional (SFN), mas teve sua prisão revogada dias depois.
Em nota, o Banco Central aponta que continuará com as investigações para tomar todas as medidas cabíveis sobre o escândalo financeiro.
“O resultado das apurações poderá levar à aplicação de medidas sancionadoras de caráter administrativo e a comunicações às autoridades competentes, observadas as disposições legais aplicáveis. Nos termos da lei, ficam indisponíveis os bens dos controladores e dos administradores da instituição objeto da liquidação decretada”
Relacionadas
