Itamaraty confirma morte de dois brasileiros em terremoto na Venezuela
Ministério presta assistência às famílias; tragédia já deixou 188 mortos
Por: Redação
26/06/2026 • 13:35 • Atualizado
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou, na quinta-feira (25), a morte de dois brasileiros em decorrência dos fortes terremotos que atingiram a Venezuela na noite da última quarta-feira (24). Em nota oficial, a pasta informou que está prestando assistência consular às famílias das vítimas, mas não divulgou informações pessoais dos brasileiros em respeito ao direito à privacidade.
"O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O MRE informa estar prestando assistência consular às famílias das vítimas. Em atendimento ao direito à privacidade, o MRE não divulgará informações pessoais dos falecidos", informou o ministério.
Os tremores, considerados entre os mais intensos registrados no país em mais de um século, atingiram a costa norte da Venezuela. De acordo com o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, o desastre provocou ao menos 188 mortes e deixou 1.520 pessoas feridas.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o primeiro terremoto teve magnitude 7,2 e ocorreu a cerca de 160 quilômetros a oeste de Caracas. Menos de um minuto depois, um segundo tremor, de magnitude 7,5, voltou a atingir a região.
Leia também:
Forças Armadas da Venezuela reconhecem vice como presidente interina
Maduro e esposa voltam à Justiça dos EUA por acusações de narcotráfico
Maduro se declara inocente em tribunal dos Estados Unidos
Cubanos superam venezuelanos em pedidos de refúgio no Brasil
Trump indica que eleição no Brasil é teste para EUA na América Latina
As equipes de resgate seguem trabalhando nas áreas afetadas. Conforme o balanço mais recente das autoridades venezuelanas, cerca de 200 pessoas permanecem sob os escombros, enquanto outras 157 continuam desaparecidas. O impacto também comprometeu a estrutura de oito hospitais, alguns dos quais precisaram ser evacuados.
Diante da tragédia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil prestará apoio humanitário à Venezuela. Durante agenda oficial em Mato Grosso do Sul, Lula informou que conversou com a presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, e reiterou o compromisso do governo brasileiro em colaborar com as ações de socorro.
"Fizemos uma reunião com vários ministros e falei com a presidente Delcy. Afirmamos que vamos mandar o que for necessário para lá. Comida, água, Defesa Civil, remédios... Temos que aplaudir de pé o povo da Venezuela. Temos que fazer todo o esforço possível para ajudá-los a sair dessa confusão", declarou.
Conversei por telefone hoje com a presidenta encarregada da Venezuela Delcy Rodríguez para prestar a solidariedade do governo brasileiro à população venezuelana vitimada pelos terremotos da quarta-feira e definir a melhor forma de prestarmos apoio ao país vizinho.
— Lula (@LulaOficial) June 25, 2026
Vamos enviar,…
Após o evento, o presidente detalhou, em publicação nas redes sociais, a ajuda que será enviada ao país vizinho. A missão brasileira contará com quatro técnicos da Defesa Civil Nacional, quatro especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e 36 bombeiros militares dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Outros equipamentos
Além das equipes, o governo informou que serão enviados equipamentos para hospitais de campanha, purificadores de água e outros insumos destinados ao atendimento da população afetada pelos terremotos.
