Jaques Wagner deixa liderança do governo após operação Compliance Zero
Por: Redação
24/06/2026 • 18:12 • Atualizado
O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou nesta quarta-feira (24) que deixará a liderança do governo no Senado. A decisão foi tomada após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio da Alvorada.
Em publicação nas redes sociais, o parlamentar afirmou que a saída ocorreu em "comum acordo" com o chefe do Executivo.
“Acabei de ter uma ótima reunião com o presidente Lula, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado Federal. Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado”, escreveu.
A mudança ocorre dias após Wagner ser alvo da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que investiga supostas irregularidades envolvendo o Banco Master, controlado pelo banqueiro Daniel Vorcaro.
Com o afastamento da função, o senador deve concentrar esforços em sua defesa. Durante a 9ª fase da operação, agentes apreenderam cerca de US$ 55 mil em espécie (aproximadamente R$ 285 mil), além de 33,5 mil euros (cerca de R$ 199 mil) e mais de dez relógios.Operação Compliance Zero
Operação Compliance Zero
Além de Jaques Wagner, a operação também teve como alvo o empresário Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro e apontado como um dos responsáveis pela expansão do Credcesta, produto que posteriormente se tornou um dos principais negócios vinculados à estrutura do Banco Master.
Até então, os principais desdobramentos da Compliance Zero vinham atingindo figuras da centro-direita. Entre os nomes citados nas investigações está o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas. O caso também gerou desgaste para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em meio às apurações relacionadas ao filme *Dark Horse*.
Relacionadas
