Logo

Moraes participou de encontros em mansão de Vorcaro, afirma coluna

Ministro do STF esteve na casa do dono do Banco Master mais de uma vez

Por: Redação

27/01/202618:52Atualizado

O Supremo Tribunal Federal (STF) e o mundo bancário se cruzaram em Brasília dentro de uma mansão no Lago Sul, no Distrito Federal. O ministro do Poder Judiciário, Alexandre de Moraes, esteve duas vezes na residência do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, em encontros que também contaram com a presença de autoridades financeiras.

Foto Moraes participou de encontros em mansão de Vorcaro, afirma coluna
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O primeiro episódio ocorreu em um fim de semana do primeiro semestre de 2025. Na ocasião, Vorcaro convidou o então presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, para ir à sua casa. Ao chegar, o empresário foi apresentado a Moraes em um espaço reservado, acompanhado de um assessor do ministro, enquanto quatro pessoas presenciaram a reunião, segundo a coluna de Andreza Matais, do portal Metrópoles.

Leia mais:
Caso Banco Master: Vorcaro nega envolvimento com políticos durante depoimento
Decisão de Moraes sobre acampamento na Papudinha é alvo de críticas
Dono do Banco Master admite estratégia baseada integralmente no FGC

Naquele momento o Banco Master buscava apoio do BRB para tentar evitar o fechamento. Conforme a coluna, Moraes e Paulo Henrique discutiram a situação da instituição e trocaram impressões sobre possíveis soluções. A operação de compra do Master pelo Banco de Brasília chegou a ser anunciada, mas o Banco Central impediu a transação depois de identificar inconsistências nos ativos e suspeitas sobre vendas de carteiras.

Subsolo, charutos e eleição americana

O ministro também esteve na mansão na noite da eleição americana de 6 de novembro de 2024, que reconduziu Donald Trump à presidência. Ele acompanhou o resultado em um espaço restrito no subsolo, fumando charutos e degustando vinhos raros da coleção de Vorcaro, em um ambiente descrito como bunker.

O local da mansão é conhecido por oferecer privacidade e conforto, com acesso controlado e áreas dedicadas para encontros reservados. Vorcaro coleciona vinhos e destilados, e o espaço foi usado para momentos que exigiam total discrição.

As visitas de Moraes foram confirmadas por testemunhas que acompanharam as reuniões. Segundo relatos, ele participou das conversas e acompanhou os acontecimentos, mas não há registros de decisões oficiais do STF relacionadas aos temas discutidos durante os encontros.