Logo

Brasil e Estados Unidos se aproximam de negociação do tarifaço

Presidente Lula confirmou a informação

Por: Redação

15/10/202517:30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, nesta quarta-feira (15), que a reunião entre autoridades estadunidenses e brasileiras para negociar condições do tarifaço de 50% do governo dos Estados Unidos contra as exportações do Brasil deve ocorrer nesta quinta-feira (16).

Mauro Vieira e Marco Rubio
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados e U.S. Department of State

Na oportunidade, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira devem figurar entre os presentes. A reunião acontecerá em Washington

Com o foco das negociações voltadas à taxação, é esperado também que as sanções do governo dos EUA contra autoridades brasileiras, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também entrem em discussão.

Outro ponto que deve ser tocado, por parte de Rubio, é a possível substituição do dólar por uma moeda comum entre os países que integram o Brics, conforme sinalizado pelo presidente Donald Trump, em passagem na Argentina.

As declarações de Lula aconteceram em um evento no Rio de Janeiro voltado às celebrações do Dia do Professor. Além da fala, o presidente também anunciou a criação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), documento voltado aos professores, que garante o acesso a benefícios exclusivos.