Carteira Nacional Docente: veja os benefícios do documento para os professores
Documento pode alcançar mais de 2,7 mi de profissionais
Por: Redação
15/10/2025 • 15:07 • Atualizado
No Dia do Professor, celebrado nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que cria a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), documento voltado aos professores, que garante o acesso à benefícios exclusivos. O anúncio da ação aconteceu na participação do gestor em um evento no Rio de Janeiro, que contou com a participação de mais de 3 mil profissionais da educação.
Quem pode ter acesso à CNDB?
O documento é voltado para cerca de 2,7 milhões de professores brasileiros da rede pública e privada, de todos os níveis de ensino, que lecionam nas redes municipais, estaduais e federais e que estão cadastrados no programa Mais Professores para o Brasil.
Quais os benefícios da nova carteira dos professores?
Ao todo, a CNDB promete facilitar o acesso a descontos em eventos culturais e em diárias de hotéis, que podem ficar até 15% mais baratas nas instituições parceiras da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional). Além disso, os docentes terão direito a cartões de crédito do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal sem anuidade.
Como fazer a carteira?
Os professores poderão, a partir desta quinta-feira (16), solicitar a emissão do documento através do site oficial do Ministério da Educação. Para ter acesso, é necessário ter cadastro no programa Mais Professores para o Brasil. Feito isso, é necessário informar dados como endereço completo e contatos. Do mesmo modo, é preciso também fazer o upload de uma foto para o documento, seguindo as normas exigidas pelo governo.
Feito isso, o sistema exibirá uma prévia da CNDB com foto e dados completos. Caso esteja tudo ok, o professor deve clicar no botão de confirmar a emissão. Na mesma hora, o documento será emitido de forma digital, já podendo ser usado.
O documento será válido onde?
Para a categoria dos professores será válida em todo o território brasileiro. No total, o documento terá validade de 10 anos.
Relacionadas