Bebida alcoólica atrapalha o emagrecimento, alerta nutricionista
Álcool pode comprometer os resultados da atividade física por até três dias
Por: Domynique Fonseca
12/11/2025 • 15:30
O consumo de bebidas alcoólicas pode prejudicar significativamente quem busca emagrecer ou ganhar massa muscular. É o que explica a nutricionista Daniela Brige, especialista em nutrição clínica, esportiva e emagrecimento saudável, durante entrevista ao programa Portal Esfera no Rádio, da Itapoan FM (97,5), apresentado por Luis Ganem, nesta quarta-feira (12).
Segundo a especialista, o álcool interfere nas rotas metabólicas responsáveis pela queima de gordura e pelo crescimento muscular.
“Não existe uma dose segura de álcool. O ideal seria não beber. Mas, se houver moderação, não há problema. O fato é que o álcool impacta negativamente tanto no emagrecimento quanto no ganho de massa muscular”, explica Daniela.
A nutricionista acrescenta que os efeitos da ingestão alcoólica podem persistir por até três dias, comprometendo todo o esforço realizado em treinos e dietas.
“O efeito do álcool no organismo pode interferir nas rotas metabólicas por até três dias. Nesse período, tudo o que foi feito em termos de exercício pode não trazer resultados reais. É como se o álcool ‘travasse’ o corpo”, destacou.
De acordo com ela, o consumo crônico de bebidas alcoólicas também prejudica o condicionamento muscular e o desempenho físico.
“Beber no fim de semana pode parecer inofensivo, mas o impacto é real. O álcool pode empatar sua vida por três dias”, alerta.
Relacionadas
