Conheça o “Cogumelo da imortalidade” novo foco dos profissionais da nutrição
Cogumelo tem propriedades associadas à longevidade
Por: Gabriel Pina
12/08/2025 • 07:00
Conhecido há milênios na medicina tradicional oriental como o "cogumelo da imortalidade", o cogumelo reishi é amplamente utilizado na China e no Japão por seus benefícios à saúde, associados à longevidade e ao equilíbrio do organismo. As propriedades do cogumelo tem ganhado cada vez mais destaque entre os profissionais nutrição funcional e pela medicina integrativa, graças a compostos bioativos como antioxidantes, triterpenos e polissacarídeos, que atuam em diferentes sistemas do corpo, regulando inflamações, fortalecendo a imunidade e promovendo o bem-estar geral.
Entre os principais benefícios do reishi está o fortalecimento do sistema imunológico, já que seus compostos estimulam células de defesa, como macrófagos e linfócitos, tornando o corpo mais resistente a infecções. Além disso, ele contribui para uma melhor qualidade do sono, ajudando a reduzir a insônia e promovendo um descanso mais profundo, também auxiliando no controle da ansiedade e da fadiga mental, regulando o cortisol, hormônio relacionado ao estresse.
Ainda, o cogumelo oferece proteção cardiovascular, ajudando a equilibrar a pressão arterial e os níveis de colesterol, além de ter uma potente ação antioxidante, combatendo os radicais livres e retardando o envelhecimento celular. No sistema nervoso, ele atua regulando o eixo HPA (hipotálamo-hipófise-adrenal), o que melhora a resposta do corpo ao estresse crônico, trazendo mais clareza mental e energia.
Nesse sentido, o reishi pode ser consumido de diferentes formas, como chá, extrato líquido, pó ou cápsulas. Devido ao seu sabor amargo, muitas pessoas preferem cápsulas ou misturá-lo com outros ingredientes. No entanto, seu uso deve ser orientado por um profissional, especialmente em casos de doenças autoimunes, uso de imunossupressores ou anticoagulantes, gravidez, lactação ou em crianças.
Relacionadas