TJBA marca julgamento dos acusados de matar Mãe Bernadete
Caso de repercussão internacional avança e expectativa é que réu aponte mandantes
Por: Redação
06/12/2025 • 12:30
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) agendou para 24 e 25 de fevereiro de 2026 o julgamento de Arielson da Conceição Santos, preso preventivamente, e de Marílio dos Santos, que permanece foragido. Eles são acusados de participar do assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete Pacífico, morta com 25 tiros em agosto de 2023, em Simões Filho.
A mudança de comarca ocorreu quando o TJBA transferiu o processo para Salvador, após avaliar a repercussão nacional e internacional do crime e o risco de que o júri local tivesse sua imparcialidade comprometida.
A investigação já resultou na prisão de cinco suspeitos de envolvimento direto no homicídio. Entre eles está Arielson, que vai a julgamento e é apontado como um dos autores dos disparos, junto com Josevan Dionísio dos Santos, também detido.
Detalhes
De acordo com os advogados Hédio Silva Jr e Anivaldo dos Anjos, que representam a família de Mãe Bernadete, existe a expectativa de que o julgamento pressione Arielson a colaborar, indicando o paradeiro de Marílio, considerado o mandante.
Segundo informações publicadas pelo jornal O Globo, há ainda a expectativa de que o réu ajude a esclarecer possíveis articuladores de maior influência na Bahia que possam ter participação no caso.
