Logo

TJBA marca julgamento dos acusados de matar Mãe Bernadete

Caso de repercussão internacional avança e expectativa é que réu aponte mandantes

Por: Redação

06/12/202512:30

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) agendou para 24 e 25 de fevereiro de 2026 o julgamento de Arielson da Conceição Santos, preso preventivamente, e de Marílio dos Santos, que permanece foragido. Eles são acusados de participar do assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete Pacífico, morta com 25 tiros em agosto de 2023, em Simões Filho.

Foto TJBA marca julgamento dos acusados de matar Mãe Bernadete
Foto: Reprodução/Conaq

A mudança de comarca ocorreu quando o TJBA transferiu o processo para Salvador, após avaliar a repercussão nacional e internacional do crime e o risco de que o júri local tivesse sua imparcialidade comprometida.

A investigação já resultou na prisão de cinco suspeitos de envolvimento direto no homicídio. Entre eles está Arielson, que vai a julgamento e é apontado como um dos autores dos disparos, junto com Josevan Dionísio dos Santos, também detido.


Detalhes

 

De acordo com os advogados Hédio Silva Jr e Anivaldo dos Anjos, que representam a família de Mãe Bernadete, existe a expectativa de que o julgamento pressione Arielson a colaborar, indicando o paradeiro de Marílio, considerado o mandante.

Segundo informações publicadas pelo jornal O Globo, há ainda a expectativa de que o réu ajude a esclarecer possíveis articuladores de maior influência na Bahia que possam ter participação no caso.