PF apreende carro blindado que pode ter sido usado por Binho Galinha durante fuga
Deputado estadual é suspeito de chefiar milícia e segue foragido após prisão de familiares
Por: Lorena Bomfim
02/10/2025 • 08:37
Um carro blindado que pode ter sido usado pelo deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, o Binho Galinha (PRD), durante fuga, foi apreendido nesta quarta-feira (1º), em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia.
O parlamentar é apontado como suspeito de comandar uma milícia envolvida em lavagem de dinheiro há mais de uma década e é considerado foragido desde as primeiras horas do dia, quando a esposa, o filho e outras sete pessoas foram presas pela Polícia Federal (PF).
De acordo com informações repassadas à TV Bahia, o veículo foi encontrado abandonado em uma área de mata, com a chave escondida em um dos pneus, o que leva a crer que alguém ainda retornaria para buscá-lo.
Além de blindagem, o automóvel possuía giroflex e sistema de comunicação via satélite. Ele foi encaminhado para o pátio da PF, no bairro do Comércio, em Salvador, onde estão concentradas as buscas pelo deputado.
Durante a tarde, o advogado da família afirmou que Binho Galinha se entregaria, mas a promessa não se concretizou. O parlamentar e os familiares negam as acusações.
Em nota, a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Ivana Bastos (PSD), informou que, assim que a Casa for oficialmente notificada, adotará as medidas cabíveis, respeitando a Constituição, as leis e o regimento interno. Ela destacou ainda que o Conselho de Ética será acionado para analisar o caso de forma objetiva e que o processo tramitará com transparência e imparcialidade.
Mais cedo, o advogado Robson Oliveira, responsável pela defesa do parlamentar, da esposa e do filho, afirmou em entrevista à TV Bahia que recebeu o mandado de prisão e iria comunicar ao deputado sobre a decisão judicial.
Relacionadas