STF inicia julgamento de denúncia contra Eduardo Bolsonaro
Deputado é acusado de tentar influenciar, no exterior, processo envolvendo Jair Bolsonaro
Por: Redação
14/11/2025 • 09:50
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) abriu, nesta sexta-feira (14), o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). O parlamentar é acusado de tentar interferir, fora do Brasil, em um processo que envolve seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A análise ocorre no plenário virtual, sistema em que os ministros inserem os votos eletronicamente. O prazo de votação segue até 25 de novembro, a menos que haja pedido de vista ou destaque, o que poderia alterar o cronograma.
Nesta etapa, os ministros vão avaliar se aceitam ou não a denúncia. Caso ela seja recebida, o deputado passa a responder a uma ação penal. Se for rejeitada, o caso é arquivado. A acusação se enquadra no crime de coação no curso do processo.
A investigação que deu origem à denúncia teve início em maio. Em julho, o inquérito foi ampliado para incluir Jair Bolsonaro e o comentarista Paulo Figueiredo. No mês seguinte, o pastor Silas Malafaia também entrou na apuração após ser alvo de buscas. Em agosto, a Polícia Federal apontou indícios de possíveis crimes em relatório enviado aos investigadores. Em setembro, a PGR formalizou a denúncia contra Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo.
Relacionadas
