Lula indica Jorge Messias para vaga no STF
Ministro da AGU foi indicado à vaga de Barroso; anúncio foi realizado antes de viagem do presidente ao G20
Por: Redação|Agência Brasil
20/11/2025 • 13:24 • Atualizado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (20) no Palácio da Alvorada o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para formalizar o convite que oficializa sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O anúncio público da escolha deve ocorrer ainda hoje, antes da viagem do presidente a São Paulo e, em seguida, à África do Sul, onde participará da reunião do G20 em Joanesburgo.
Segundo fontes do governo, a decisão sobre a nomeação de Messias já havia sido tomada em outubro, mas Lula optou por adiar a divulgação para dialogar previamente com senadores. Na última segunda-feira (17), o presidente recebeu o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Palácio do Planalto. Pacheco, que tinha interesse na vaga do STF e contava com apoio do ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre, foi informado de que a indicação seria feita a Messias.
Durante a conversa, Lula ainda teria sondado o senador sobre uma possível candidatura ao governo de Minas Gerais em 2026, mas Pacheco recusou a ideia, afirmando que pretende encerrar sua vida pública ao fim do mandato atual.
Com a indicação oficializada, Messias iniciará nos próximos dias o tradicional processo de sabatina no Senado, que decidirá pela aprovação ou não de sua nomeação. Caso seja aprovado, ele ocupará a vaga deixada por Luís Roberto Barroso, que se aposentou recentemente do STF.
Quem é Jorge Messias
Jorge Messias está no comando da AGU desde 1° de janeiro de 2023, início do terceiro mandato de Lula.
Nascido no Recife, o futuro ministro é procurador concursado da Fazenda Nacional desde 2007. Ele é formado em direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e possui os títulos de mestre e doutor pela Universidade de Brasília (UnB).
Durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, Messias foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República. O setor é responsável pelo assessoramento direto do presidente
Relacionadas
