Logo

Ministro Barroso anuncia aposentadoria do Supremo

Na Corte desde 2013, magistrado sai por conta própria e abre espaço para nova indicação de Lula

Por: Redação

09/10/202517:58

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, anunciou sua aposentadoria nesta quinta-feira (9), durante sessão do plenário. 

Foto Ministro Barroso anuncia aposentadoria do Supremo
Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE

Barroso, que já havia deixado a presidência do STF em setembro, se emocionou ao ler uma carta de despedida onde afirmou ter "dado o melhor de mim" mesmo diante de dificuldades pessoais. Aos 67 anos, o ministro deixa o Supremo por vontade própria, já que a aposentadoria compulsória para um ministro da Corte ocorre aos 75 anos.

“Por 12 anos ocupei o cargo de ministro do STF tendo sendo ministro nos últimos 2 anos. Foram tempos de imensa dedicação à causa da justiça e da democracia. A vida me proporcionou a benção de servir ao país”, disse.

Com a saída de Barroso, que foi indicado pela presidente Dilma Rousseff em 2013, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá indicar um novo membro ao Supremo. O favorito ao posto é o advogado geral da União, Jorge Messias, homem de confiança de Lula. Neste mandato, o presidente já indicou os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino.