Paraguai anuncia medida decisiva para combater fuga de brasileiros do CV
País é o terceiro da América Latina a anunciar reforço
Por: Redação
30/10/2025 • 20:00
O Conselho Nacional de Segurança do Paraguai anunciou que reforçou o policiamento nas fronteiras com o Brasil, após um suposto plano de fuga de membros do Comando Vermelho (CV) para o território paraguaio. Este é o terceiro país vizinho ao Brasil que anuncia preocupação com a segurança nas divisas entre países. As medidas ocorrem após a ação policial no Rio de Janeiro, que deixou mais de 120 mortos, segundo o último balanço divulgado pelo Governo do Rio de Janeiro.
Segundo o Conselho de Segurança paraguaio, entre as medidas de segurança na fronteira com território brasileiro está o aumento no número de agentes e de veículos de patrulhamento, bem como na intensificação de ações de inteligência para identificar se algum suspeito de envolvimento com o CV cruzou a divisa.
Confira a íntegra do comunicado emitido pelo órgão de segurança:
Foto: Divulgação/Governo do Paraguai
Argentina e Bolívia também reforçaram fronteiras
Na quarta-feira (30), a ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, anunciou que colocou suas fronteiras em estado de alerta máximo para conter possíveis fugas de criminosos brasileiros para o país. Além disso, as autoridades argentinas passaram a tratar as facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas.
Já na Bolívia, o presidente eleito Rodrigo Paz afirmou que “a Bolívia não pode permitir que estruturas criminosas estrangeiras se infiltrem em seu território, nem comprometam a segurança do Estado”.
