Alexandre Garcia comenta caso Toffoli e Banco Master em quadro político
Jornalista atribui responsabilidade ao Senado e critica nota divulgada pelo STF
Por: Redação
17/02/2026 • 10:00
O jornalista Alexandre Garcia analisou a situação envolvendo o ministro Dias Toffoli e as menções ao Banco Master durante o quadro “De Brasília, Alexandre Garcia”.
Na avaliação, Garcia atribuiu ao Senado Federal a responsabilidade pela aprovação do ministro ao Supremo Tribunal Federal em 2009.
“Quem tem o poder de aprovar tem o poder de reprovar”, afirmou, ao destacar o papel da Casa na sabatina e na possibilidade de impedimento de ministros.
O jornalista também fez críticas à nota divulgada pelo STF sobre a atuação do ministro e comentou a mudança de relatoria do caso. Garcia citou ainda valores e relações mencionadas em investigações e avaliou que o episódio provoca desgaste institucional.
“É um paradoxo. Diz que não há problema algum, mas retira o ministro da relatoria”, declarou, ao comentar a decisão da Corte.
Durante a análise, mencionou ainda o impacto político do episódio e avaliou que há desgaste institucional: “Cada vez que o Supremo atinge a Constituição, atinge a si próprio.”
Ele também citou o vazamento de informações de uma reunião interna entre ministros do tribunal.
“Esse é outro problema que o Supremo vai ter que resolver: quem foi que vazou”, afirmou.
O quadro é dedicado a comentários opinativos do jornalista sobre fatos recentes da política e da economia no Brasil e no mundo.
Relacionadas
