Salvador amplia vacinação contra HPV para adolescentes de até 19 anos
Iniciativa inédita segue até dezembro e busca aumentar a proteção dos jovens
Por: Redação
18/09/2025 • 11:15
Adolescentes de 15 a 19 anos da rede pública de Salvador já podem receber gratuitamente a vacina contra o HPV. A ação, lançada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na última segunda-feira (15), é a primeira a contemplar essa faixa etária pelo SUS.
A campanha vai até dezembro e pretende alcançar jovens que ainda não se protegeram contra o vírus. Para otimizar o atendimento, a SMS também oferece outros imunizantes do calendário nacional, permitindo que os adolescentes atualizem a caderneta de vacinação de forma prática.
Segundo a coordenadora de imunização da SMS, Doiane Lemos, a medida fortalece a prevenção de doenças graves. “Vacinar é um ato de cuidado com o futuro. Queremos evitar que meninos e meninas precisem enfrentar tratamentos dolorosos ou até mesmo o câncer”, afirmou.
No Brasil, a vacina contra o HPV está disponível no SUS há mais de uma década, indicada principalmente para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Pessoas imunossuprimidas, como pacientes oncológicos e transplantados, podem receber a dose até os 45 anos, mediante prescrição médica.
Além das escolas, Salvador também contará com mutirões especiais em parceria com a clínica AMO e o Grupo EVA (Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos). As próximas datas são 19 de setembro, na AMO Barra Saúde da Mulher, e 26 de setembro, na AMO Medicina Diagnóstica, no Rio Vermelho.
Relacionadas