Logo

Remédio usado para obesidade poderá ser usado para tratar gordura no fígado

Caneta injetável recebe aprovação para ajudar adultos com inflamação no orgão

Por: Redação

15/12/202517:30

As pessoas que lutam contra a obesidade e ainda sofrem com a gordura no fígado atualmente conta com uma novidade. Nesta segunda-feira (15), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou uma nova indicação para a caneta injetável Wegovy (semaglutida 2,4 mg). Além de ajudar no controle do peso, o remédio agora pode ser usado em adultos com fibrose hepática moderada a avançada, desde que não tenham cirrose.

Foto Remédio usado para obesidade poderá ser usado para tratar gordura no fígado
Foto: Ilustrativa/Reprodução/Freepik

A esteatohepatite associada à disfunção metabólica, conhecida no exterior como MASH, é um problema que atinge pelo menos 30% da população mundial e está bem ligada ao excesso de peso. Sem o cuidado necessário, a doença pode evoluir para inflamação, aumentar o risco de cirrose e até levar à necessidade de transplante de fígado.

De acordo com informações do portal CNN, a decisão da Anvisa se baseou no estudo de fase 3 ESSENCE, publicado no The New England Journal of Medicine em abril deste ano. Foram acompanhadas 1.200 pessoas com gordura no fígado e fibrose moderada a grave, e os resultados chamaram atenção: após 72 semanas, 63% dos pacientes que tomaram semaglutida conseguiram reverter a inflamação, enquanto o grupo placebo teve apenas 34,3%. 

Já em relação à melhora da fibrose, 37% do grupo do remédio evoluíram positivamente, contra 22,4% do placebo. E 33% dos pacientes tratados conseguiram os dois efeitos juntos: inflamação resolvida e fibrose melhorada.

"A aprovação de hoje é um marco no tratamento da gordura no fígado no Brasil, uma doença silenciosa e grave, diretamente ligada à epidemia de obesidade", destacou Priscilla Mattar, endocrinologista e vice-presidente da área médica da Novo Nordisk no Brasil.

A expectativa é que a leitura completa da segunda parte do estudo ESSENCE seja divulgada só em 2029.