Órgãos articulam parceria para restaurar Igreja de São Francisco, em Salvador
MPBA, Ministério da Cultura e Iphan discutem cooperação para viabilizar obra histórica
Por: Redação
28/01/2026 • 11:23
Representantes do Ministério Público da Bahia (MPBA) , do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciaram tratativas para viabilizar a restauração da Igreja e do Convento de São Francisco, um dos mais importantes conjuntos históricos do período colonial brasileiro, localizado no Centro Histórico de Salvador.
A articulação foi debatida durante reunião realizada nesta terça-feira (27), na sede do Iphan, no bairro da Barroquinha. O encontro reuniu autoridades e técnicos das instituições envolvidas, com o objetivo de definir caminhos para a execução do projeto de recuperação do monumento, construído entre os séculos XVII e XVIII.
Participaram da reunião a ministra da Cultura, Margareth Menezes; o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia; e o superintendente do Iphan na Bahia, Hermano Fabrício Oliveira Guanais. Também foram apresentados membros do Ministério Público que atuam na área de proteção ambiental e do patrimônio cultural, além de representantes da ordem franciscana responsável pelo conjunto religioso.
Divulgação/ MPBA
Durante o encontro, foram apresentadas alternativas de cooperação institucional para tornar viável o projeto técnico de restauração modificado pelo professor Mário Mendonça, referência nacional e internacional em conservação do patrimônio histórico. A proposta prevê intervenções estruturais e artísticas voltadas para a preservação do conjunto moderno.
Ao destacar o papel do Ministério Público no processo, o procurador-geral Pedro Maia afirmou que a instituição tem buscado soluções construídas por meio do diálogo entre os órgãos públicos. Segundo ele, a preservação do patrimônio histórico exige ações coordenadas e respostas mais ágeis diante de demandas estruturais acumuladas ao longo do tempo.
Divulgação/ MPBA
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou que a iniciativa de articulação institucional fortalece a política de preservação da memória cultural brasileira. Para ela, o restaurante da Igreja de São Francisco representa um compromisso de identidade coletiva com a história e com a cultura do país.
Considerada uma das mais valiosas expressões do barroco brasileiro, a Igreja e Convento de São Francisco é tombada como patrimônio histórico e atrai visitantes de diversas partes do mundo. A definição das parcerias e das fontes de financiamento é apontada como etapa essencial para o início das obras.
Relacionadas
