Ação coletiva remove cerca de 250 kg de resíduos da praia do Rio Vermelho
Ação aconteceu na véspera da Festa de Iemanjá
Por: Redação
01/02/2026 • 19:16 • Atualizado
Uma ação de limpeza na praia do Rio Vermelho, em Salvador, resultou na remoção de cerca de 250 kg de resíduos da faixa de areia e do mar, neste domingo (1°). A demanda foi realizada pela Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Essa medida antecedeu as comemorações da segunda-feira (2), quando ocorrerá a Festa de Iemanjá. O objetivo geral envolveu a educação ambiental e o cuidado com o espaço costeiro, tradicionalmente mais ocupado neste período do ano.
A Sema e o Inema contaram ainda com o apoio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho. Voluntários também integraram a ação.
Inicialmente, uma fala de sensibilização, com orientações sobre a importância da iniciativa para a proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros, além de informações básicas de segurança e organização dos trabalhos, foram comunicadas.
Em seguida, os participantes receberam camisas UV, luvas e sacos para coleta dos resíduos e contaram com um ponto de apoio, com água, lanche leve e álcool em gel. Posteriormente, em pequenos grupos, onde ficaram definidas pessoas para coleta, pesagem, registro e triagem do material recolhido, o trabalho foi colocado em evidência.
“Seguimos dando andamento à ação realizada no dia 1º, sempre um dia antes da lavagem. Trata-se de uma atividade de conscientização, educação ambiental, cuidado com o meio ambiente e de preparo para a festa de Iemanjá, no dia 2. A ideia é limpar a praia e deixá-la em boas condições, para que quem venha depois a encontre assim e contribua para mantê-la dessa forma. É um esforço conjunto, com o apoio da Colônia de Pescadores, da Sema, do Inema, da Coppa e da SSP. Todos unidos nesse propósito, em um dia diferente, de convivência e de aproximação com a natureza, reforçando a importância de cuidar do meio ambiente”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins.
Tiago Jr./Ascom Sema
Whats App Image 2026 02 01 at 18.59.10 (1)
Já o diretor-geral do Inema, Eduardo Topázio, pontuou que a ação integra um trabalho contínuo de sensibilização da população:
“Essa é uma iniciativa que a Sema realiza há muito tempo junto com o Inema e que tem grande importância para chamar a atenção da população sobre a necessidade de manter a praia limpa. É uma atividade voltada à educação ambiental, para mostrar que quem frequenta a praia para lazer também precisa recolher seu lixo e destiná-lo de forma adequada. Esse material acaba prejudicando todos nós, que somos usuários da praia, especialmente em um período de intensa ocupação, como acontece na véspera da festa de Iemanjá.”
Relacionadas
