Logo
Menu

Vital

Buscar

Agosto Lilás em Salvador promove ações de prevenção e acolhimento para mulheres

Iniciativa conta com palestras, rodas de conversa e atendimentos especializados

Por: Iago Bacelar

11/08/202508:42

Os Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAMs) de Salvador realizam, durante o mês de agosto, uma programação especial em alusão ao Agosto Lilás. A iniciativa inclui palestras, rodas de conversa e atendimentos de saúde física e mental, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O foco é informar sobre direitos, canais de denúncia e políticas públicas de proteção.

Agosto Lilás em Salvador promove ações de prevenção e acolhimento para mulheres
Foto: Jefferson Peixoto / PMS

Programação no Cream

O Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), localizado na Fazenda Grande II, promove na quinta-feira (14), das 9h às 12h, ação de autocuidado em saúde com participação da Unidade de Saúde da Família Jaguaripe.

No dia 26, às 14h, haverá cinedebate com o filme Até a Última Gota, seguido de discussão sobre o tema.

Programação no CRAM Loreta Valadares

O Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV), situado na Casa da Mulher Brasileira, no Caminho das Árvores, terá no dia 14 sessão de autocuidado em parceria com a Fio 360.

Nos dias 20 e 27, a partir das 9h, está prevista dança terapia com Hildete Clara Hora. No dia 20, às 14h, ocorre a roda de conversa Empoderamento Feminino e Autoestima, com Laisa Domingos.

Ações itinerantes do CRAM em Movimento

O CRAM em Movimento, serviço itinerante, leva ações preventivas contra a violência de gênero a diferentes locais da cidade até 29 de agosto.

A agenda inclui passagem pela Praça Irmã Dulce, durante a quermesse de Santa Dulce dos Pobres neste sábado (9), além de pontos como Shopping Bela Vista, UBS César de Araújo, USF Imbuí, Shopping Center Lapa, UBS Maria Conceição Santiago Imbassahy, Cidade da Luz (Pituaçu) e USF Pituaçu.

Atendimento e serviços oferecidos

Os CRAMs estão distribuídos por bairros e atendem mulheres em situação de violência doméstica ou familiar. O serviço oferece orientação, acompanhamento psicológico, social e jurídico, além de encaminhamentos para a rede de proteção, capacitação e inserção no mercado de trabalho.

“Os Centros de Referência e de Atenção à Mulher são os locais onde essas mulheres são acolhidas, assistidas, acompanhadas; onde nós trabalhamos com a prevenção também, através de ações como o CRAM em Movimento”, afirmou Fernanda Lordêlo, secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

O atendimento inclui escuta qualificada, referenciamento, atendimento individual e coletivo, rodas de conversa e atividades terapêuticas. Há também encaminhamentos para serviços de enfrentamento à violência, teleorientação e teleatendimento.

O acolhimento provisório recebe até 23 mulheres por até 15 dias, com dependentes de até 12 anos. O programa Guarda Maria oferece proteção temporária a mulheres em risco de morte durante o acolhimento.

“No caso do CRAM em Movimento, as ações são preventivas para orientar as mulheres sobre a compreensão da violência, se ela está sofrendo violência e onde buscar ajuda”, explica Fernanda Lordêlo.

O Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid) também funciona como acolhimento provisório para afastamento do agressor ou verificação de benefícios. O local recebe mulheres vítimas de tráfico humano ou trabalho análogo à escravidão, conforme identificação de órgãos de segurança.

Localização e funcionamento dos serviços

  • CRAM Loreta Valadares (CRAMLV) – Avenida Tancredo Neves, Caminho das Árvores – segunda a sexta, 8h às 17h – Telefones: (71) 3202-7396 / 9701 / 4675

  • Cream – Rua José Seixas Filho, 11CH, Fazenda Grande II – segunda a sexta, 8h às 17h – Telefone: (71) 3202-7380

  • Camsid – Rua Lelis Piedade, 63, Ribeira – segunda a sexta, 8h às 17h, acolhimento 24h – Telefone: (71) 3202-7399