Saiba quais alimentos devem ser evitados de se consumir junto com whey
Combinação errada pode fazer suplemento perder propriedades nutricionais
Por: Gabriel Pina
03/09/2025 • 08:00
O whey protein é um suplemento alimentar muito popular, especialmente entre aqueles que buscam ganhar massa muscular ou aumentar a ingestão de proteínas na dieta. Versátil, ele pode ser consumido batido com leite ou água, além de ser um ingrediente comum em receitas como panquecas, sorvetes caseiros, bolos e doces fitness. No entanto, muitas pessoas não sabem que certos ingredientes podem prejudicar a digestão dos nutrientes do produto. Saiba quais alimentos devem ser evitados de serem consumidos com o whey.
De acordo com o nutricionista Guilherme Lopes, algumas combinações devem ser evitadas. Líquidos muito quentes, como café ou leite fervente, podem desnaturar a proteína devido ao calor excessivo, alterando sua textura e dificultando a digestão. Da mesma forma, sucos e frutas cítricas, como laranja, limão ou abacaxi, podem coagular a proteína devido à alta acidez, resultando em formação de grumos e sabor desagradável.
Embora as fibras sejam benéficas para o organismo, o consumo exagerado de chia, linhaça ou psyllium junto ao whey pode causar gases ou constipação. Outro item a ser evitado é o álcool, que interfere na síntese proteica, sobrecarrega o fígado e reduz a eficácia do suplemento.
Por outro lado, existem combinações que potencializam os benefícios do whey. O nutricionista recomenda misturá-lo com frutas pouco ácidas, como banana, mamão, manga ou morango, que agregam fibras, vitaminas e antioxidantes ao shake. Outra sugestão é incluir vegetais como espinafre ou couve no preparo de smoothies. Esses ingredientes são ricos em fibras, minerais e compostos bioativos, aumentam a saciedade e não comprometem a absorção da proteína pelo organismo.