Treino de pernas estimula testosterona e melhora desempenho
Exercícios para membros inferiores fortalecem corpo e saúde
Por: Victor Hugo Ribeiro
28/08/2025 • 09:00
Nas academias, é comum que muitas pessoas, especialmente homens, priorizem o treino de membros superiores, como braços e peito, em detrimento dos exercícios para as pernas. No entanto, o fortalecimento dos membros inferiores é crucial para a saúde geral, contribuindo para a postura e a prevenção de dores. Além disso, o treino de pernas pode ser um fator-chave para o aumento da produção de testosterona, um hormônio fundamental para o ganho de massa muscular e a melhoria do desempenho físico.
Treino de pernas e testosterona
De acordo com especialistas o treino intenso de pernas é uma forma natural de estimular a produção de testosterona. Segundo ele, o desgaste físico e o alto volume de microlesões nas fibras musculares durante esses exercícios "obrigam" o corpo a produzir mais desse hormônio.
Para quem quer fortalecer as pernas, existem diversas abordagens:
- Dedicar uma ou duas sessões semanais somente para os membros inferiores.
- Separar dias específicos para quadríceps e músculos posteriores da coxa.
- Combinar o treino de pernas com grupos musculares menores.
Treinadores enfatizam que a eficácia do treino depende do volume e dos exercícios escolhidos. Ele aconselha a escolha de exercícios que ativem um grande número de fibras musculares, como agachamento livre, leg press, stiff e cadeira extensora.