Logo

Não é azar! Um alerta no Dia Mundial da Conscientização pelo Gato Preto

O Portal Esfera destacou o tema ainda marcado pelo preconceito

Por: Ludmilla Cohim

27/10/202520:43Atualizado

O Dia Mundial da Conscientização pelo Gato Preto é comemorado nesta segunda-feira (27). Justamente neste dia simbólico, a premissa do Portal Esfera é ultrapassar a ideia de fazer referência basicamente ao animal de pelagem de cor preta, mas essencialmente o de impulsionar de forma significativa a conscientização como peça chave para driblar e combater o forte preconceito e superstição ainda existentes na sociedade, especialmente na semana em que também se celebra o Halloween. 

Gato preto
Foto: Reprodução/Ludmilla Cohim

Um estudo concretizado pelo Grupo Petlove, no período de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, mostrou que 21% dos animais disponíveis para adoção são de cor preta, evidenciando esse entrave na adoção animal. 

Para abordar o tema em questão, a reportagem conversou com a voluntária da Associação Brasileira Protetora dos Animais de Salvador (ABPA), Edneide Lima, que também é responsável pela adoção animal da organização. 

Reprodução/Arquivo pessoal

Reprodução/Arquivo pessoal


Segundo ela, a procedência para os interessados em adotar um gatinho preto requer cuidados maiores, sobretudo pelo índice de maus-tratos.

“Fico feliz, mas redobro a atenção com os detalhes, pois assim como existem muitas pessoas que querem adotar um gato preto pelo fato de serem lindos e para mostrar para as pessoas preconceituosas, que ter um gato preto é maravilhoso, tem também as pessoas cruéis que usam os preconceitos de pessoas ignorantes para justificar o sadismo e a crueldade”, destaca.

Mais amor e conscientização

A voluntária da ABPA acredita que o dia 27 é sinônimo de representatividade, especialmente para quem é ativista da causa animal: “Importante essa conscientização por parte da população. Quem presenciar uma cena de crueldade, denuncie imediatamente. Basta discar o 181 para salvar vidas!”

Edneide ainda relata o que a maioria dos tutores dizem após adotarem gatos pretos. “Normalmente eles contam que os acham lindos e que gostariam de ter uma panterinha em casa, mas que também querem proteger os que mais sofrem com a ignorância do preconceito. Os gatos também contribuem para a saúde mental e física de seus tutores, pois estão sempre buscando interação e isso cria um vínculo de amor muito intenso”, destaca.

Reflexo desse afeto é o que diz, José Soares, encantado com o seu pet. "Adotar o meu Avelã, foi a melhor coisa que eu podia ter feito. Ele é super carinhoso e um verdadeiro grude. Só energias boas. Amo muito!", ressaltou. 

Reprodução/Arquivo pessoal

Reprodução/Arquivo pessoal


A gerente comercial, Diana Rabelo, de 44 anos, tutora de Pantera e Brigite contou que resgatou as suas gatinhas pretas ainda filhotes no Bambuzal do Greenville, localizado em Salvador. Durante entrevista exclusiva ao Portal Esfera ela afirmou, que ambas têm características que só somam em sua vida. "De todos os gatos que temos de diversas cores as nossas gatas pretas são as mais amorosas e calmas, não arrumam encrenca com os demais gatos", afirmou. 

Divulgação/Arquivo Pessoal

Divulgação/Arquivo Pessoal