Conheça 5 cheiros que os gatos detestam
Odor forte pode afastar ou estressar seu felino de estimação
Por: Redação
08/10/2025 • 18:14 • Atualizado
Os gatos possuem um olfato extraordinariamente apurado, sendo cerca de 15 a 20 vezes mais sensível do que o dos humanos. Essa capacidade olfativa aguçada torna-os particularmente reativos a cheiros fortes e desagradáveis. Compreender quais são esses aromas pode ser útil para os tutores, seja para proteger móveis, delimitar espaços ou simplesmente garantir o conforto do felino em casa. Sendo assim, o Portal Esfera listou alguns dos cheiros que os gatos costumam detestar:
Odores Cítricos
O cheiro de laranja, limão ou outros aromas cítricos são, na maioria dos casos, percebidos de forma intensa e desagradável pelos gatos. É justamente por isso que esses odores podem ser usados a favor do tutor: para quem deseja manter o pet longe de um móvel específico ou de um cômodo, bastam algumas borrifadas de um líquido com essência cítrica para que o gato se mantenha afastado dali.
Banana
Diferente dos cães, que podem gostar de banana, os gatos tendem a se afastar. O aroma que a fruta exala é considerado desagradável ao olfato sensível dos felinos. Em geral, eles não são fãs de vegetais, especialmente aqueles que possuem um cheiro forte, como a banana.
Caixa de Areia Suja
Um cheiro que surpreende quem não tem gatos é o da caixa de areia suja. Os felinos detestam os próprios odores que liberam e, como são animais extremamente limpos, não toleram a sujeira. A aversão é tanta que eles podem até esperar que o ambiente seja limpo para voltar a fazer suas necessidades.
Algumas Plantas
Embora muitos gatos adorem interagir com plantas, seja para brincar, esconder-se ou mordiscar as folhas, existem espécies que eles costumam evitar. Os felinos não gostam de lavanda, alecrim, citronela e arruda, já que são plantas que possuem cheiros muito peculiares e fortes.
Canela e Temperos Fortes
Os gatos são muito sensíveis a qualquer cheiro forte, mesmo que seja apenas um pouco de canela. Muitos temperos com odor intenso são considerados repelentes naturais para os felinos. O olfato do bichano não lida bem com fragrâncias fortes como as de canela, cravo, alecrim ou cominho.