Logo

TRE-BA empossa 12 servidores aprovados em concurso da Justiça Eleitoral

Antes de assumirem os postos, profissionais passarão por uma ambientação para conhecerem as atividades desempenhadas nas secretarias e nos cartórios da capital

Por: Redação

15/10/202513:24

O corpo funcional do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) conta agora com mais 12 profissionais. Na tarde desta terça-feira (07/10), 11 analistas e um técnico aprovados no Concurso Público Nacional Unificado da Justiça Eleitoral (CPNUJE) foram empossados(as) em cerimônia ocorrida na Sala de Sessões do Regional.

Foto TRE-BA empossa 12 servidores aprovados em concurso da Justiça Eleitoral
Foto: Assessoria de Comunicação / TRE-BA

A condução da solenidade foi realizada pelo Vice-presidente e Corregedor do TRE-BA, desembargador Maurício Kertzman Szporer. Na ocasião, o magistrado deu as boas-vindas aos novos(as) servidores(as) e afirmou que o Tribunal se alegra com a chegada dos profissionais. 

“Sabemos o quão árduos são os desafios enfrentados e os sacrifícios que precisaram fazer até que pudessem chegar a este momento. A jornada que hoje estão iniciando será marcante em suas vidas e também para o Eleitoral Baiano. Aqui, passarão por momentos de desafio e de muita dedicação, e conhecerão a força dessa instituição, que luta incansavelmente pela defesa da democracia. O TRE da Bahia se engrandece com a chegada dos(as) senhores(as)”, salienta Szporer.

Foto: Assessoria de Comunicação / TRE-BA

Foto: Assessoria de Comunicação / TRE-BA


Também presente no evento, a Secretária Geral da Presidência do TRE-BA, Maria do Socorro Carvalho, comentou sobre a trajetória dela de 32 anos dedicados à Justiça Eleitoral baiana com enfoque na satisfação de participar diretamente do processo democrático.

”A partir de agora vocês assumem a missão de serem servidores e servidoras públicas, colocando suas habilidades e talentos a serviço da cidadania e da democracia, que exigem entrega, responsabilidade e, acima de tudo, paixão pelo que fazemos”, acrescenta.

Após o período de ambientação pelos diversos setores do Tribunal, que acontecerá de 10 a 30 de outubro, os(as) novos(as) servidores(as) serão lotados em unidades do Regional em Salvador e no interior do estado. 

Trajetórias vitoriosas 

Cássio Antônio, formado em direito, saiu direto da vida de estagiário para ser empossado como Analista Judiciário - Área Judiciária, primeiro cargo público que exercerá. 

“Realmente foi uma luta para eu conseguir essa aprovação. Tive que me abster de muita coisa, estudar 8 horas por dia. Hoje é a coroação desse esforço, dessa luta, da privação de muita coisa, então, essa posse é um alívio, na realidade”, comemora o servidor.

Foto: Assessoria de Comunicação / TRE-BA

Foto: Assessoria de Comunicação / TRE-BA


Para Janaína Riela, graduada em Letras Vernáculas, o sentimento é de dever cumprido após uma trajetória difícil de preparação, conciliando trabalho e estudos. Sobre as expectativas para atuar como servidora da Justiça Eleitoral, ela afirmou que a experiência como mesária nas eleições ajudou a reforçar ainda mais a importância da função escolhida para exercer.

“Já tem quase dez anos que trabalho como voluntária nas Eleições. Então, eu já gosto desse trabalho e acho que atuando aqui dentro, como servidora, poderei fazer ainda mais”, declara a empossada no cargo de Analista Judiciário - Área Administrativa.

Momento artístico 

A cerimônia teve ainda uma apresentação do Coral do TRE-BA, formado por servidores(as), sob a regência do Maestro Gilmar Mendonça e exibição musical do servidor Diego Moreira, empossado em setembro. 

Na fala de encerramento, o desembargador Maurício Kertzman destacou  que além de ser foco, dedicação e trabalho árduo, o Tribunal também é afeto. “Sejam recebidos(as) com arte e amor ao trabalho. Ao que cada um de vocês irá fazer e ao que cada um de nós fazemos aqui com muito orgulho. Parabéns!”, reforça.

Cargos preenchidos 

Dos empossados e empossadas, seis ocuparão as seguintes vagas

  • Analista Judiciário – Área Judiciária;
  • Uma o cargo de Analista Judiciário - Área Administrativa; 
  • Dois o cargo de Analista Judiciário - Área Administrativa - Especialidade: Contabilidade; 
  • Um o cargo de Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado - Especialidade: Medicina do Trabalho;
  •  Uma o cargo de Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado - Especialidade: Medicina (Clínica Médica),
  • Além de um Técnico Judiciário - Área: Apoio Especializado, Especialidade: Programação de Sistemas.

Concurso Unificado da Justiça Eleitoral 

Realizado em 2024, o Concurso Público Nacional Unificado da Justiça Eleitoral  (CPNUJE) registrou um total de 637.655 inscrições confirmadas. A seleção ofereceu 412 vagas imediatas, distribuídas entre 26 TREs e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Do total, 126 vagas são destinadas ao cargo de analista judiciário e 286 ao cargo de técnico judiciário, além da formação de cadastro de reserva.