Projeto pode modificar divisão de bens após a morte
Após aprovação na Câmara, projeto segue para votação no Senado Federal
Por: Redação
15/10/2025 • 20:00
Um Projeto de Lei (PL), aprovado pela Câmara dos Deputados, quer a alteração do processo de divórcio no Brasil. Segundo o texto do PL 198/24, os casais agora poderão dar prosseguimento a um pedido de separação, mesmo se um deles estiver morto.
A proposta, de autoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), altera o Código Civil para permitir que o falecimento de uma das partes não encerre uma ação de separação, conforme acontece atualmente, onde mesmo que estejam separados, após a morte de uma das partes, a outra pode ser enquadrada como viúvo(a), tendo direito ao recebimento de bens, por exemplo.
Herdeiros como representantes
Com a mudança, caso o cônjuge falecido tenha manifestado o desejo da separação, ou tenha entrado com o pedido, mesmo após a morte, o divórcio deve acontecer, por meio dos herdeiros da pessoa, que farão sua representação durante todo o processo.
Próximos passos da PL 198/24
Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo, ou seja, sem necessidade de passar por votação no plenário da Câmara, o projeto segue para votação no Senado Federal.
Relacionadas