PF prende diretor da ANM em operação contra mineração ilegal
Caio Mário Trivellato Seabra Filho é investigado por corrupção, crimes ambientais e lavagem de dinheiro
Por: Lorena Bomfim
17/09/2025 • 12:20
A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (17), o diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Caio Mário Trivellato Seabra Filho, em uma operação que investiga um suposto esquema de mineração ilegal, corrupção e danos ambientais.
A ação mira uma organização criminosa suspeita de envolvimento em crimes ambientais, corrupção e lavagem de dinheiro. Seabra Filho, advogado de formação, é um dos diretores que compõem a cúpula do órgão. Outro nome ligado à ANM também é alvo de prisão: Guilherme Gomes, ex-diretor da agência.
Ao todo, a PF buscava cumprir 79 mandados de busca e apreensão, 22 mandados de prisão preventiva, além do afastamento de servidores públicos. A operação prevê ainda o bloqueio e sequestro de bens e valores que somam R$ 1,5 bilhão, envolvendo pessoas físicas e empresas. A Justiça também determinou o afastamento de duas pessoas de suas funções públicas e apontou a suspeita de envolvimento de 64 empresas no esquema.
Segundo o relatório da Polícia Federal, “Caio Mário Trivellato Seabra Filho, na condição de Diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), atuou de forma deliberada e coordenada com os demais integrantes da organização criminosa liderada por Alan Cavalcante do Nascimento, com o objetivo de favorecer os interesses privados da organização criminosa vinculados”.
Relacionadas