Dono do Banco Master presta depoimento no STF nesta terça (30)
Daniel Vorcaro está preso desde o dia 17 de novembro
Por: Redação
30/12/2025 • 15:40
O banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, está nesta terça-feira (30), no Supremo Tribunal Federal (STF), onde vai prestar depoimento à Polícia Federal. Além dele, serão ouvidos também o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, e o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos. Os depoimentos estão sob sigilo processual, e acompanhados por um juiz auxiliar e um membro do Ministério Público.
O foco das investigações é a divergência entre as alegações de Vorcaro e a posição do Banco Central em relação à venda do Banco Master. A defesa de Daniel argumenta que o BC descumpriu ritos processuais ao decidir pela liquidação.
A conduta do BC também está sendo analisada em uma investigação paralela pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A questão central envolve a validade jurídica do ato que encerrou as atividades do banco, com o BC defendendo a medida como necessária para a estabilidade do sistema financeiro, enquanto a defesa de Vorcaro afirma que o processo prejudicou o valor da instituição.
O desfecho do caso é acompanhado de perto pelo mercado, pois pode estabelecer precedentes sobre a atuação do Banco Central em intervenções em instituições financeiras privadas.
Desde o dia 17 de novembro, Daniel Vorcaro cumpre medidas cautelares com uso de tornozeleira eletrônica, após ter sido detido por 12 dias sob suspeita de tentativa de fuga do país após anunciar a venda do Banco Master. No entanto, a equipe de defesa do banqueiro contestou a acusação, alegando que o Banco Central foi previamente informado sobre os planos de viagem.
Relacionadas
