Zambelli muda de cela após relatar agressões em prisão na Itália
Defesa cobra medidas do presídio em Roma
Por: Redação
27/12/2025 • 11:52 • Atualizado
A ex-deputada federal, Carla Zambelli (PL-SP), foi transferida de cela após relatar episódios de agressão dentro da penitenciária onde está presa, em Roma, na Itália. Segundo a defesa, a mudança ocorreu depois de sucessivos ataques praticados por outras detentas.
De acordo com o advogado Fábio Pagnozzi, Zambelli teria sido agredida ao menos três vezes em períodos distintos, antes do mês de setembro. Ainda conforme a defesa, a administração do presídio foi informada sobre os episódios, mas não teria adotado providências imediatas para garantir a segurança da ex-parlamentar.
Diante da situação, a defesa solicitou a transferência de cela como forma de preservar a integridade física de Zambelli. Ela deixou a ala localizada no térreo da unidade prisional e passou a ocupar uma cela em um andar superior.
Condenação
Zambelli está detida desde julho na capital italiana. Condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ex-deputada também é alvo de um processo de extradição conduzido pelo Judiciário brasileiro.
Após a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a cassação de seu mandato, Zambelli formalizou a renúncia ao cargo de deputada federal.
Relacionadas
