Logo

Papuda não tem condições de abrigar Bolsonaro, indica relatório público

Inspeção realizada descreve problemas como superlotação, falta de materiais e problemas na alimentação

Por: Redação

13/11/202518:30Atualizado

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) publicou imagens do Centro de Internamento e Reeducação (CIR) nesta quinta-feira (13), localizado no Complexo Penitenciário da Papuda. Vale lembrar que essa prisão pode receber o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, entre outros crimes.

O documento afirma que o local não tem estrutura para abrigar presos que tenham mais de 60 anos de idade, e Bolsonaro já possui 70 anos. As imagens foram tiradas durante uma inspeção nos blocos 5 e 6 da prisão na Papuda, no dia 6 de novembro.

Papuda
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com o relatório, foi detectada superlotação, falta de materiais básicos de higiene, problemas em relação à alimentação fornecida, ausência de ventilação e de camas, segundo informações divulgadas pelo Metrópoles.

Divulgação/DFDF

Divulgação/DFDF




Além dos problemas citados, as fotos mostram presos doentes com poucos suportes. Exemplificando, uma delas mostra um parecendo sofrer de um tumor no abdômen, outro com fralda sem cuidados médicos de forma adequada.

Por fim, a inspeção da Defensoria Pública recomendou, ainda conforme a publicação, que a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) tem como objetivo conter a superlotação e reforçar as políticas de reintegração social e o reforço do quadro de servidores, especialmente policiais penais e profissionais de saúde.

DPDF/Divulgação

DPDF/Divulgação