Logo

Da Papudinha, Bolsonaro participa de articulações eleitorais para 2026

Carlos Bolsonaro indica que ex-presidente prepara lista inicial de pré-candidatos

Por: Redação

22/02/202609:20Atualizado

A rotina carcerária não interrompeu a atuação política de Jair Bolsonaro (PL). Preso no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), em Brasília — conhecido como Papudinha o ex-presidente tem orientado aliados sobre a formação de chapas da direita para o Senado, governos estaduais e outros cargos considerados estratégicos.

Prisão de Bolsonaro faz equipe articular estratégia
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A sinalização partiu de uma publicação feita pelo seu filho, o ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL),  em seu perfil na rede social X, antigo Twitter. Segundo ele, o pai solicitou que fosse divulgado aos companheiros que já está estruturando, de forma inicial, uma lista de pré-candidatos:

“Meu pai, preso político, continua soluçando intensamente e, ontem, apresentou uma crise severa de vômitos ao longo da tarde. Ainda assim, pediu que eu informasse aos senhores que está confeccionando, inicialmente, uma lista de pré-candidatos ao Senado, aos governos estaduais e a outras participações políticas igualmente relevantes."


Leia mais:
PGR se posiciona contra pedido de prisão domiciliar de Bolsonaro
MPF arquiva pedido de investigação contra Jair Bolsonaro e familiares
Tarcísio critica desfile sobre Lula é aponta propaganda política antecipada

Na sequência da publicação, o ex-parlamentar também comentou sobre o estado de saúde do ex-presidente e ressaltou que, apesar do quadro descrito, ele permaneceria ativo nas decisões políticas. 

“Mesmo diante da evidente degradação de sua saúde, mantém-se focado, lúcido e construtivo. Tudo verdadeiramente impressionante, dada a força que demonstra em meio a tantas adversidades.”, completou.

Veja:

 

Bolsonaro está detido desde 15 de janeiro, após transferência determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe.

Desde a prisão, a Papudinha passou a concentrar movimentações políticas ligadas ao bolsonarismo. Mesmo encarcerado, o ex-presidente busca manter influência na organização do campo conservador e na definição das próximas disputas eleitorais.