Zoológico de Salvador reabre de cara nova
Museu, aviário reformado e áreas de convivência estão entre as novidades após 3 meses de reforma
Por: Iago Bacelar
04/06/2025 • 09:43 • Atualizado
O Zoológico da Bahia, em Salvador, foi reaberto ao público nesta terça-feira (3), após três meses fechado para reformas estruturais. A visitação é gratuita e acontece de terça a domingo, das 9h às 17h.
Com novas atrações e um direcionamento voltado à conservação da fauna local, o parque busca oferecer uma experiência educativa e segura para todas as idades. O local abriga espécies como jacarés, hipopótamos, zebras, lobos-guará, onças, além de aves como araras azuis, papagaios e guarás.
Fauna adaptada ao habitat brasileiro
O parque não abriga animais como girafas, elefantes ou leões, que não são comuns à biodiversidade brasileira. A proposta do Zoológico é voltada à preservação de espécies nativas, com manejo responsável e foco educativo.
"Eu vou começar um trabalho de conservação com um mico-leão baiano, que é daqui, do sul da Bahia, ou eu vou trabalhar com uma girafa?", questiona a bióloga Ana Cely Lima, gestora técnica do Parque Zoobotânico.
Ela explicou que o foco do trabalho é a conservação animal em nível local. Segundo ela, a presença de espécies da megafauna, como girafas, não contribui com os objetivos de preservação do parque, pois não pertencem ao bioma regional.
Novas atrações e espaços educativos
Entre as novidades da reforma, estão a réplica de um tiranossauro rex, fósseis de baleia jubarte, orca e golfinho. No museu, o visitante encontra esqueletos de animais como girafa e rinoceronte, além de exemplares taxidermizados.
No aviário, com estrutura renovada, os visitantes podem observar espécies em um ambiente mais amplo e com melhores condições. Os guarás, com plumagem avermelhada, se destacam e atraem a atenção do público que circula pela área.
Áreas de convivência e acessibilidade
A nova estrutura inclui áreas de convivência destinadas a piqueniques e encontros familiares. A intenção é que os espaços funcionem como pontos de descanso durante a visita, em meio à vegetação e aos sons da natureza.
Todas as áreas destinadas ao público são acessíveis, incluindo o prédio da educação ambiental, que oferece atividades pedagógicas, palestras e o Cine Zoo. O espaço está preparado para receber visitantes com necessidades específicas.
Visitação noturna ainda não foi retomada
Espécies como onças e lobos-guará, que possuem hábitos noturnos, não estavam visíveis durante a manhã de reabertura, marcada por chuva. A visitação à noite, que já foi realizada anteriormente no zoológico, permanece suspensa por enquanto.
"Ainda não retomamos as atividades [noturnas] por causa do tempo chuvoso. Assim que o tempo firmar, a equipe irá avaliar a possibilidade de reabertura de novas datas", informou a gestora.
Animais não são retirados da natureza
A presença de animais no parque é resultado de manejos de resgate ou reprodução em cativeiro. Parte dos indivíduos nasce em zoológicos e é trocada entre instituições com fins de conservação.
"O parque não tira o animal do seu ambiente, do seu habitat. Os zoológicos fazem trocas de animais entre si, que são animais excedentes", explicou Ana Cely. Ela reforçou que o zoológico não tem interesse em manter espécies da megafauna, pois o objetivo é atuar em prol da conservação da fauna brasileira.
Relacionadas
