Trump acusa Brasil de destruir Amazônia para construir estrada antes da COP30
Ex-presidente dos EUA publicou vídeo e críticas nas redes sociais às vésperas da conferência em Belém
Por: Redação
10/11/2025 • 13:40
Um dia antes do início da COP30, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a gerar polêmica ao afirmar que a Amazônia foi devastada para a construção de uma rodovia. A declaração foi feita neste domingo (9) em sua rede social, a Truth Social, e veio acompanhada de um vídeo da Fox News com críticas à condução ambiental do governo brasileiro.
Na publicação, o republicano escreveu que “eles destruíram a floresta amazônica no Brasil para a construção de uma rodovia de quatro faixas para que ambientalistas pudessem viajar”, chamando o caso de “grande escândalo”. O vídeo compartilhado por ele, com duração de quatro minutos, mostra uma reportagem da Fox News feita diretamente de Belém, cidade que sedia a conferência do clima.
Reportagem questiona política ambiental e COP30
Durante o vídeo, o editor Marc Morano afirma que mais de 100 mil árvores teriam sido cortadas para a construção da estrada, apontando contradições na política ambiental brasileira. O jornalista também destacou que, pela primeira vez desde 1992, os Estados Unidos não enviaram uma delegação oficial a uma conferência do clima da ONU. Segundo ele, até países europeus vêm reduzindo o envolvimento em compromissos ambientais.
Ao final da matéria, a emissora norte-americana menciona a queda nas vendas de carros elétricos e as demissões em fábricas do setor nos Estados Unidos, associando esses fatores ao enfraquecimento da pauta climática global.
Relacionadas
