Justiça rejeita pedido de Carla Zambelli e mantém julgamento de extradição
Defesa tentou a troca de juízes, mas Corte de Apelação manteve processo
Por: Redação
10/02/2026 • 15:04 • Atualizado
A Justiça da Itália rejeitou o pedido da defesa de Carla Zambelli para a troca dos juízes responsáveis pelo processo que analisa sua extradição ao Brasil. A decisão foi tomada nesta terça-feira (10), pelo Tribunal de Apelação de Roma.
Presa na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma, a ex-deputada participou da sessão por videoconferência. Com a negativa do pedido, a Corte marcou nova audiência para esta quarta-feira (11), às 10h no horário local (6h em Brasília), quando será analisado o mérito da extradição.
Os advogados de Zambelli ainda podem recorrer da decisão no prazo de 15 dias. A sessão desta terça-feira já havia sido adiada quatro vezes, por diferentes pedidos da defesa, incluindo apresentação de novos documentos e adesão a uma greve de advogados.
Condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Zambelli deixou o Brasil após a decisão e é considerada foragida da Justiça brasileira. Em dezembro, o STF determinou a cassação de seu mandato, derrubando decisão anterior da Câmara dos Deputados.
Relacionadas
