Extradição de Zambelli é adiada novamente pela Justiça da Itália
Novo julgamento deve acontecer no início de fevereiro
Por: Redação
20/01/2026 • 16:30
A Corte de Apelação de Roma deliberou o adiamento da conclusão do julgamento do pedido do governo brasileiro de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli. A ex-comissária teve que renunciar ao cargo no mês de dezembro depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que a parlamentar teve perda do seu mandato. Com isso, o novo julgamento deve ser realizado no início de fevereiro.
Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que ocorre um adiamento do julgamento, na época estava previsto para dia 18 de dezembro. Na oportunidade, o evento foi adiado atendendo a um pedido da defesa, que exigiu mais tempo para examinar e se manifestar sobre os documentos anexados pelas autoridades do Brasil sobre o sistema carcerário nacional.
De acordo com informações divulgadas por Malu Gaspar, do jornal O Globo, o adiamento da segunda tentativa, que seria nesta terça-feira (20), foi cancelado devido a não ter tempo suficiente para a Corte de Apelação terminar a análise do processo.
Saída da Itália
O Ministério Público italiano confirmou que deu o aval à extradição, após afirmar que a ex-parlamentar não foi alvo de perseguição política nem sofreu cerceamento à defesa no processo que resultou na sua condenação, por unanimidade, pela Primeira Turma do STF, em maio do ano passado.
O MP italiano ressaltou, ainda conforme a publicação, que as decisões tomadas pelas autoridades do Poder Judiciário brasileiro envolvendo a parlamentar estão ligadas a “múltiplas provas”, neste caso seriam os documentos apreendidos e gravações telefônicas, o que tornaria desprovida de qualquer fundamentação a narrativa de que existe uma perseguição política contra ela.
Relacionadas
