Encontro de Trump e Xi Jinping leva recuo do tarifaço contra a China
Líderes se encontram pela primeira vez em seis anos
Por: Redação
30/10/2025 • 17:00
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, se reuniram em Busan, sudoeste da Coreia do Sul, nesta quinta-feira (30). Esse foi o primeiro encontro dos líderes das duas maiores economias do mundo desde 2019, e durou 1 hora e 45 minutos, tempo bem menor que o previsto pelo norte-americano, que afirmou a líderes mundiais que espera que a reunião dure de três a quatro horas.
“Tive um encontro verdadeiramente excelente com o presidente Xi da China. Existe um enorme respeito entre nossos dois países, e isso só será fortalecido com o que acabou de acontecer. Concordamos em muitos pontos, e outros, mesmo de grande importância, estão muito perto de serem resolvidos”, afirmou Trump, em seu perfil na rede social The Truth Social.
Após o encontro, o líder estadunidense anunciou uma redução de 10% nas tarifas contra a China, passando de 57% para 47%, além de ter cancelado a adição de novas taxas de 100% sobre as exportações do país asiático de 100% sobre as exportações do país asiático, previstas para entrar em vigor no dia 1 de novembro.
Além disso, outro tema discutido entre os presidentes foi os acordos para a compra de soja estadunidense pela China. De acordo com Trump, Xi Jinping garantiu a compra de “grandes quantidades, quantidades enormes” da commodity.
“Fiquei extremamente honrado pelo fato de o presidente Xi ter autorizado a China a começar a comprar grandes quantidades de soja, sorgo e outros produtos agrícolas. Nossos agricultores ficarão muito felizes”, destacou o republicano.
No entanto, o anúncio representa um sinal de alerta para a economia do Brasil, uma vez que a China é o principal mercado da produção de soja brasileira, sendo os EUA concorrentes diretos dos produtores nacionais.
Relacionadas
