Logo

SEMA recolhe 250 kg de lixo no Rio Vermelho durante festejos; afirma secretário

Iniciativa do Governo da Bahia reforça alerta sobre poluição marinha e descarte irregular

Por: Redação

02/02/202613:04

Uma ação de conscientização ambiental realizada pelo Governo da Bahia recolheu cerca de 250 quilos de lixo da faixa de areia e do mar do Rio Vermelho, em Salvador. A iniciativa marcou o quarto ano consecutivo de atividades voltadas à proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros durante os festejos populares no bairro.

Foto SEMA recolhe 250 kg de lixo no Rio Vermelho durante festejos; afirma secretário
Foto: Pedro Henrique/ Portal Esfera

Em entrevista ao programa Portal Esfera no Rádio,  o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, explicou que a mobilização tem caráter simbólico, mas busca provocar reflexão na população sobre o impacto direto do descarte irregular. 

“A gente faz essa limpeza não só da praia, mas também do mar, com mergulho, justamente para dar visibilidade e mostrar que quem polui o mar e a areia somos nós mesmos”, afirmou.,

A ação contou com apoio da Secretaria da Segurança Pública, da Companhia Independente de Policiamento Ambiental, do Corpo de Bombeiros, além de colônias de pescadores e equipes de educação ambiental. Segundo Sodré, parte do material recolhido ganhou novo significado.

“Conseguimos coletar 250 quilos de resíduos, e uma parte virou obra de arte do artista André Fernandes, outra está exposta em aquários educativos e o restante foi encaminhado para reciclagem”, disse.

Apesar do esforço, o secretário fez um alerta sobre a falta de cuidado de parte da população. Ele relatou episódios de vandalismo e grande volume de lixo descartado nas ruas. 

“O que eu vi hoje é que a gente ainda não está enxergando essa preocupação ambiental como deveria. Tivemos vandalismo nos aquários e muito lixo espalhado”, pontuou.

Durante os mergulhos realizados na ação, foram encontrados objetos que poderiam ser evitados com mudanças simples de comportamento.

“Eu mesmo encontrei quatro ou cinco vidros de alfazema fechados, com essência dentro. Quer fazer sua oferenda? Tire do vidro e recolha depois. Palha, madeira, frutas e folhas são biodegradáveis e causam menos impacto”, destacou.

Eduardo Sodré também reforçou que o Governo do Estado tem adotado medidas permanentes para reduzir impactos ambientais em eventos e celebrações. “Já temos ações para tornar os eventos oficiais 100% sustentáveis. É uma mudança de pensamento que melhora bastante o futuro para todo mundo”, concluiu.