Apresentador critica fala de senador Otto Alencar: “O que vocês construíram?”
Cenário de disputa eleitoral para este ano fortaleceu discurso durante programa
Por: Redação
01/02/2026 • 17:00 • Atualizado
Uma declaração do senador Otto Alencar motivou críticas de um apresentador do meio político. A manifestação ocorreu em meio às discussões sobre o posicionamento do Partido Social Democrático (PSD) na Bahia e a possibilidade de mudanças na composição de alianças para a disputa eleitoral de 2026.
Na gravação que passou a circular nas redes sociais, o senador recorreu a um ditado popular ao tratar do cenário político. Ao citar a origem da expressão, que, segundo ele, surgiu no interior do estado, declarou:
“Eu me lembrei de um provérbio lá do Sertão da Bahia, a região da Chapada Diamantina, que diz exatamente assim: Três coisas que podem arruinar sua vida: passar à frente de um touro bravo, passar por trás de um burro coiceiro ou andar do lado de um idiota.”
Leia mais:
Deputado reforça foco municipalista e defende política “sem briga” na Bahia
Ivana Bastos crava soberania de Otto Alencar no comando das bancadas do PSD
PL da Dosimetria enfrenta resistência no Senado e pode ser barrado na CCJ
A fala foi abordada por Thimoteo Oliveira, apresentador do “Brado Jornal”, que direcionou críticas à trajetória política de Otto Alencar e às alianças estabelecidas ao longo de sua carreira. Durante o programa, ele mencionou a relação do senador com o Partido dos Trabalhadores (PT) e fez referência a períodos anteriores de atuação política no estado. “Você esteve ao lado do partido que destruiu o Brasil. Você foi governador e por muito tempo aliado de um grupo político”, afirmou.
Ao longo da análise, o apresentador também comparou diferentes gestões administrativas da Bahia, incluindo questões relacionadas à segurança pública no estado. “Veja como era a segurança na época de ACM governador, Paulo Souto governador e veja a segurança de hoje. E não adianta. Você vai culpar quem?”, disse.
Thimoteo Oliveira ainda associou a declaração do senador aos indicadores socioeconômicos da Bahia e à atuação de grupos políticos que estiveram no poder nos últimos anos. Segundo ele, os resultados atuais refletem decisões tomadas ao longo desse período. “Olha o estado da Bahia. Veja o estado em que se encontram os nossos índices socioeconômicos. [...] O que vocês construíram?”, completou.
Assista:
Relacionadas
