Jerônimo define data limite para trocar secretariado de Governo
Governador quer concluir ajustes no secretariado antes do prazo de desincompatibilização
Por: Redação
13/01/2026 • 13:59 • Atualizado
A troca de secretários que disputarão as eleições deste ano será feita antes do carnaval. A medida foi anunciada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), antecipando o processo em relação ao prazo legal de desincompatibilização, que se encerra apenas em abril.
Durante agenda no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o chefe do Executivo estadual explicou que já iniciou as conversas internas para identificar quais auxiliares irão entrar na disputa eleitoral.
“Vou fazer uma reunião com o secretariado e já vou querer saber quem são os candidatos. No final do ano passado, já trocamos dois. Até o final do mês, mais uma ou outra leva deve sair e, se ficar algum até o Carnaval, a gente pode fechar as datas”, disse.
Segundo Jerônimo, o diálogo sobre as mudanças também envolve os partidos da base aliada, com o objetivo de alinhar as decisões políticas e administrativas do governo estadual ao calendário eleitoral de 2026.
Leia também:
Entre os nomes que já deixaram o governo está Sérgio Brito (PSD), que comandava a Secretaria de Infraestrutura da Bahia e vai disputar a reeleição para a Câmara dos Deputados. A saída dele marcou o início do processo de reorganização do secretariado.
Além disso, outros auxiliares próximos ao governador são cotados para a disputa por vagas no Legislativo federal, como Roberta Santana, atual secretária da Saúde, e Felipe Freitas, que está à frente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.
Relacionadas
