Logo

‘Cálice’ une Chico e Gil, 51 anos após veto da ditadura

Gilberto Gil e Chico Buarque se unem contra censura em show no Rio

Por: Lorena Bomfim

02/06/202509:51Atualizado

No novo show da turnê ‘Tempo Rei’, Gilberto Gil surpreendeu o público ao receber Chico Buarque no palco. O reencontro histórico aconteceu neste domingo (1º), na Marina da Glória, no Rio, com a emocionante interpretação de ‘Cálice’.

‘Cálice’ une Chico e Gil, 51 anos após veto da ditadura
Foto: Reprodução/@pridiabr


Escrita em 1973 por Chico Buarque e Gilberto Gil, ‘Cálice’ foi censurada pela ditadura militar por seu teor crítico e só liberada cinco anos depois, sendo lançada em 1978 com Milton Nascimento no lugar de Gil. A canção se tornou um dos maiores hinos de resistência ao regime, marcada por metáforas e críticas à repressão e à violência do governo autoritário.


A turnê ‘Tempo Rei’ marca a despedida dos palcos de Gilberto Gil, celebrando sua trajetória e contribuição à música brasileira. Desde março, o espetáculo tem rodado o país com participações especiais de artistas como Margareth Menezes, Russo Passapusso, Sandy, Arnaldo Antunes, Preta Gil e Djavan. A turnê segue até novembro, com apresentações previstas em cidades como Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Belém, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife.