Dupla Ba-Vi apoia redução de rebaixados no Campeonato Brasileiro
Confederação Brasileira de Futebol propôs o debate entre os clubes
Por: Redação
06/02/2026 • 18:30 • Atualizado
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iniciou discussões sobre possíveis mudanças no formato do Campeonato Brasileiro, que podem atingir a Série A nos próximos anos. Bahia e Vitória, assim como outras equipes tradicionais, já se posicionaram favoráveis às alterações como a redução do número de rebaixados de quatro para três e a diminuição da elite de 20 para 18 clubes.
Segundo o jornal O Globo, um grupo de trabalho será criado com participação dos clubes para buscar consenso sobre as mudanças. Além da dupla Ba-Vi, Vasco, Santos, Internacional e Grêmio também demonstraram apoio à proposta de reduzir o número de rebaixamentos.
A implementação das alterações começará pela Série B. A partir desta temporada, a divisão de acesso contará com um sistema de mata-mata para definir duas das quatro vagas na Série A.
Caso a mudança seja aprovada também para a elite do futebol nacional, o formato em estudo prevê que os dois últimos colocados sejam rebaixados diretamente, enquanto o antepenúltimo disputaria um playoff contra o terceiro colocado da Série B. O modelo é inspirado em ligas europeias, como a da Alemanha.
Outras mudanças
A CBF também colocou em pauta outros temas, como a redução do número de jogadores estrangeiros relacionados por partida e o uso de gramados sintéticos.
Relacionadas
