Onda de frio atinge Centro-Sul e Norte com risco de geada e mínimas abaixo dos 10°C
Região Norte também será atingida por friagem entre domingo e segunda
Por: Iago Bacelar
08/08/2025 • 08:36
Uma massa de ar polar começa a atuar nesta sexta-feira (8) e deve provocar uma onda de frio em nove estados brasileiros, com temperaturas que podem ficar 5°C abaixo da média para o período. O fenômeno vai atingir regiões do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até parte da Região Norte, com previsão de friagem, segundo dados da Climatempo.
A previsão indica que o clima frio deve persistir até quarta-feira (13), com destaque para a intensidade do sistema e a sequência de dias consecutivos com mínimas e máximas mais baixas.
Estados afetados pela frente fria
A massa de ar polar vai atingir principalmente os seguintes estados:
-
Rio Grande do Sul
-
Paraná
-
Santa Catarina
-
São Paulo
-
Sul do Rio de Janeiro
-
Sul de Minas Gerais
-
Mato Grosso do Sul
-
Sul do Mato Grosso
-
Sul de Goiás
No Sul do país, a queda de temperatura será percebida já nesta sexta. A previsão é de máxima de 14°C no Rio Grande do Sul e 17°C em Curitiba, com mínimas em torno de 9°C a 10°C. A partir de sábado (9), a expectativa é de temperaturas abaixo de 10°C em todos os estados da região.
No Sudeste e no Centro-Oeste, o frio começa a se intensificar entre sábado e domingo. Capitais como São Paulo e Campo Grande podem amanhecer no domingo com temperaturas abaixo dos 10°C. No Rio de Janeiro, o dia também deve começar frio e há possibilidade de chuva.
Frio chega ao Norte no fim de semana
Entre sábado (9) e domingo (10), o ar mais frio deve alcançar o Sul da Região Norte, especialmente nos estados do Acre e Rondônia. O fenômeno da friagem será caracterizado pela queda nas temperaturas mínimas, sobretudo nas manhãs de domingo e segunda-feira.
A Climatempo informou que "parte da faixa mais ao sul da Região pode ter mínimas e máximas ligeiramente mais baixas no início da próxima semana", o que confirma a influência da massa de ar polar também no Norte.
Previsão de geada em áreas do Sul e Sudeste
Com o avanço da frente fria, há previsão de geada em diversas regiões do Sul e do Centro-Oeste, especialmente nas manhãs de sábado e domingo. O fenômeno pode ocorrer no Mato Grosso do Sul, no interior de São Paulo (regiões oeste e sudoeste) e na Serra da Mantiqueira, além do Vale do Paraíba e o extremo sul de Minas Gerais.
A geada se forma quando há intensa redução da temperatura com alta umidade, causando camadas de gelo sobre superfícies.
Norte deve seguir com instabilidade e chuva
Enquanto o frio avança pelo país, áreas do Norte devem continuar com grandes acumulados de chuva, especialmente em Roraima, Amazonas e norte e oeste do Pará. A causa são as instabilidades mantidas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a ZCIT é um encontro de ventos na região do Equador, responsável por grande parte das chuvas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Duração da onda de frio
A massa de ar polar deve se manter atuando pelo menos até a próxima quarta-feira (13). Os modelos meteorológicos indicam que o pico de frio será entre sábado e domingo, com a possibilidade de repetição de mínimas muito baixas nas manhãs dos dias seguintes.