Logo

Operador de comércio ilegal é alvo de mandado de busca por adulteração de veículos

Casos aconteciam na Bahia e no Espírito Santo

Por: Redação

16/10/202509:10

O Ministério Público da Bahia, por meio da unidade sul do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco Sul), cumpriu nesta quinta-feira, 16, mandado de busca e apreensão no município de Teixeira de Freitas contra um dos operadores de esquema criminoso de comercialização de veículos adulterados e de fraudes contra seguradoras executado na Bahia e no Espírito Santo.

Foto Operador de comércio ilegal é alvo de mandado de busca por adulteração de veículos
Foto: Ascom MPBA

O cumprimento faz parte da ‘Operação Dublé’, deflagrada pelo Gaeco do MP capixaba. 

O alvo do mandado na Bahia aparece como transportador e comerciante dos veículos adulterados, responsável pela montagem e clonagem de veículos com a finalidade de “legalizá-los” a partir de documentos de outros automóveis, para depois vendê-los.

No Espírito Santo, foram cumpridos mandados de busca nos municípios de Colatina, Serra e Vitória. A Justiça capixaba decretou o afastamento de um policial civil por 180 dias

O Modus Operandi

Segundo as investigações, a organização criminosa atuava, pelo menos desde 2022, com clonagem de veículos (documentação, placa e chassis) com sinistros de furtos, falsos registros de furtos para obtenção de indenizações e reintrodução de automóveis adulterados no mercado.

O esquema envolvia proprietário de loja de veículos e policial civil que recebia propina para forjar boletins de ocorrências de roubos de carros que seriam depois comunicados a seguradoras. Além das fraudes, são apurados crimes de roubo, furto, receptação e corrupção ativa e passiva.

Após o recebimento de indenização pelo seguro, os mesmos veículos tinham a placa e chassis adulterados e eram comercializados. Um dos investigados recebeu da seguradora R$ 118 mil a partir de uma falsa ocorrência de roubo.

As apurações tiveram início após a apreensão em junho de 2023, no município de Santa Tereza (ES), de um veículo com sinais de adulteração. Foi identificada a comercialização de diversos carros adulterados, entre eles picapes de luxo.