Logo

Filho de doméstica e pedreiro, jovem baiano é 1º colocado na USP pelo Enem

Wesley de Jesus estudou por conta própria até passar em medicina

Por: Redação

02/02/202614:21Atualizado

O baiano Wesley de Jesus, de 23 anos, conquistou o primeiro lugar no curso de medicina da USP de Ribeirão Preto por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Morador do bairro de Cajazeiras, em Salvador, ele se preparou de forma independente durante cinco anos.

Foto Filho de doméstica e pedreiro, jovem baiano é 1º colocado na USP pelo Enem
Foto: Reprodução/Instagram @wesley.batiista

Filho de uma empregada doméstica e de um pedreiro, Wesley estudou somente em escolas públicas e utilizou apostilas usadas, materiais disponíveis gratuitamente na internet e videoaulas no YouTube para se preparar para o vestibular. O jovem vive com os pais e três irmãos, e foi o primeiro integrante da família a cursar o ensino superior até então.

Segundo Wesley, o desejo de cursar medicina surgiu ainda na infância, motivado pelo uso frequente do sistema público de saúde em razão da asma. Em entrevista ao UOL, ele relatou que pretende se formar para ser referência para outros jovens em situação semelhante: “Quero mostrar que é possível acessar uma formação de excelência independentemente da origem social.”


Confira: