Tensor G5 do Google decepciona com queda de 57% na GPU
Novo chip dos Pixel 10 perde desempenho frente ao Tensor G4
Por: Victor Hugo Ribeiro
28/08/2025 • 08:00
Em seu mais recente lançamento, o Google apresentou o chip Tensor G5, projetado para equipar a nova linha de smartphones Pixel 10. Embora o novo processador traga avanços significativos, beneficiado pela tecnologia de 3 nanômetros da TSMC, os resultados iniciais dos testes de placa gráfica (GPU) são considerados decepcionantes.
Comparativo de desempenho
Em uma publicação na rede social X, o usuário @lafaiel divulgou um comparativo de desempenho que evidenciou a baixa performance do Tensor G5. O chip obteve uma pontuação de 3.707 no teste Geekbench 6, o que representa uma queda de 57% em relação ao seu antecessor, o Tensor G4, que alcançou 9.023 pontos no Google Pixel 9.
A diferença se torna ainda maior quando comparado aos concorrentes:
Galaxy S25+ (com Snapdragon 8 Elite): a diferença de desempenho chega a 85%.
iPhone 16 Pro: a performance do Tensor G5 é quase 90% inferior à do chip da Apple.
Pixel 10 Pro's GPU has very low GPU compute performance.
— INIYSA (@lafaiel) August 20, 2025
I wonder if it's a problem that can be fixed with driver updates 🫠 pic.twitter.com/QJStcDo6wJ
Segundo o texto, a performance extremamente baixa da GPU do Pixel 10 Pro pode ser resultado de problemas de drivers, já que o aparelho ainda não foi oficialmente lançado.
Concorrência acirrada
Enquanto o Tensor G5 é o foco das atenções, o mercado de chips pode ter novidades no fim do ano. O informante Digital Chat Station sugere que a Qualcomm planeja lançar não apenas o Snapdragon 8 Elite 2, mas também o Snapdragon 8 Gen 5, o que promete esquentar a disputa no segmento de alto desempenho.