Logo

Guia de sobrevivência: confira dicas para curtir as festas populares de verão

Roupas leves, alimentação e cuidados com a pele são os principais pontos de atenção

Por: Sued Mattos

15/01/202606:00

O ano começa com várias programações culturais no calendário dos baianos: Carnaval, ensaios de verão, shows, praia, corrida e as tradicionais festas populares que começam com a Lavagem do Bonfim e seguem até a Lavagem de Itapuã. 

Foto Guia de sobrevivência: confira dicas para curtir as festas populares de verão
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Para ter ‘pique’ e curtir todas as opções sem riscos, o Portal Esfera montou um guia com as principais dicas para quem vai curtir o verão. 

👕 Roupas leves e calçados confortáveis

As tradicionais lavagens e festas de rua como o Carnaval, a Lavagem do Bonfim, a Lavagem de Itapuã e a Festa de Iemanjá pedem atenção redobrada para quem vai a pé ou por qualquer outro meio de transporte. 

Para além da preocupação com o melhor look, o conforto deve ser levado em consideração na montagem. Roupas leves como shorts, bermudas e camisetas e calçados confortáveis como tênis e sandálias, são ótimas opções para curtir tranquilamente os eventos.

🥤Hidratação

Seja nas festas populares, no Carnaval ou em qualquer programação de verão, o consumo de bebidas alcoólicas é bastante popular, mas, segundo os médicos, esse tipo de líquido não conta como hidratação! O consumo de bebidas não substitui a água, vital para a hidratação do corpo, principalmente em longas exposições ao sol. 

A desidratação é bastante comum nesse período e oferece sérios riscos à saúde, principalmente em pessoas com problemas de saúde como diabetes, hipertensão e outras comorbidades. 

Por isso, é importante levar uma garrafinha de água e manter a hidratação durante todo o percurso — no caso das lavagens — atrás do trio, no Carnaval ou em qualquer outra programação no verão. 

Em entrevista ao Portal Esfera, o nutricionista João Lucas Roxo, cita algumas medidas que são importantes para ter atenção nesse período. 

"Eventos longos ao sol aumentam significativamente a perda de líquidos e sais minerais. Por isso, algumas recomendações são: iniciar a hidratação no dia anterior ao evento, ingerir cerca de 200 ml de água a cada 30–40 minutos durante a festa, alternar água com água de coco ou bebida isotônica natural, reforçar a hidratação e voltar à rotina normalmente após o evento", diz.

O profissional também destaca que é importante observar os sinais de desidratação: "Dor de cabeça, boca seca, cansaço excessivo, urina escura."

Lavar o rosto de vez em quando também é outra dica para suportar o calor extremo e a exposição. Além disso, manter um ritmo de caminhada que seja confortável e evitar ir além do limite físico e emocional. 

🍽️ Alimentação

A alimentação é outro ponto fundamental durante grandes eventos, porém às vezes é deixada de lado ou é substituída por alimentos pouco nutritivos como refrigerantes, comidas pesadas e fast-foods. 

De acordo com o nutricionista, os devotos e foliões devem optar por alimentos mais leves.

"O foco deve ser energia leve e digestão fácil. Antes de sair de casa, optar por uma tapioca com ovo ou frango, sanduíche integral com proteína magra ou frutas com iogurte ou aveia", detalha Roxo. 

A alimentação durante o evento também deve ser balanceada para evitar mal-estares:

"Banana, maçã, uva, mix de castanhas, barras de proteína e água de coco. Esses alimentos ajudam a manter a glicemia estável e evitam queda de rendimento físico", recomenda o profissional.

O nutricionista também detalha algumas práticas que não são recomendadas para quem vai curtir esses eventos e ressalta que esses fatores aumentam o risco de desidratação e mal-estar gastrointestinal.

"Sair de casa em jejum, consumir álcool sem alimentação adequada, e sem intercalar água, exagerar em frituras, fast-food e alimentos hiperpalatáveis, ou seja, hambúrgueres, pizzas, sorvetes, biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes, achando que vai “curar a ressaca”, recomenda João Lucas Roxo.

🧴Proteção solar 

As ‘marquinhas’ de biquíni e o bronzeado são as sensações durante a estação mais quente do ano. Apesar de atrativa, a busca pelo ‘bronze’ deve ser vistos com atenção. O cuidado com a pele deve ser prioridade, principalmente para prevenir doenças.

O ‘combo’ de protetores corporais, faciais, camisas contra índices UV e bonés são essenciais para cuidar da pele durante a exposição solar. 

📱Cuidados com pertences 

Evite guardar celular e carteira em bolsos ou em bolsas, opte por ‘doleiras’ e opções semelhantes que não sejam visíveis e de fácil acesso.  Além disso, evite o uso de jóias e acessórios como anéis, pulseiras, colares e brincos. 

💵 Dinheiro em espécie

Para facilitar a compra de bebidas, lanches, água e petiscos, leve dinheiro em espécie e de preferência com cédulas trocadas para facilitar o troco. 

Os estabelecimentos e vendedores ambulantes oferecem, em maioria, a opção de pagamento por cartões de crédito e PIX, mas devido a aglomeração de pessoas, o sinal pode não funcionar! 

🧭 Marque um ponto de encontro

Se você for em grupo, marque um ponto de encontro com a galera antes de chegar no evento! Em festas grandes como a Lavagem do Bonfim ou o Carnaval, o risco disso acontecer é grande. Por isso, combine antes um local em que todos possam se dirigir caso alguém se perca. 

Em casos de pais que vão levar crianças e adolescentes, coloque uma pulseira de identificação nos menores de idade com os principais informações: telefone e nome do responsável.

Durante os eventos, agentes de segurança pública da polícia e da guarda municipal estarão apostos fazendo o patrulhamento da cidade e pode ajudar em casos de crianças perdidas.  

⛪Lavagem do Bonfim

A tradicional festa da Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (15), vai reunir milhares de fiéis, turistas e soteropolitanos que têm fé e vão à pé em uma união entre o sagrado e o profano. Para dar conta da aglomeração, vários esquemas especiais foram montados como: transporte, segurança e mais

🚏 Transporte

Cerca de 19 linhas regulares operarão com horário estendido, até 0h, atendendo diretamente a área do evento. 

São elas: 

  • 1535 – Vista Alegre x Ribeira;

  • 1662 – Base Naval x Ribeira;

  • 1638 – Fazenda Coutos x Ribeira;

  • 1608 – Paripe x Ribeira;

  • 0201 – Ribeira/Bonfim x Campo Grande;

  • 0216 – Ribeira x Lapa;

  • 0343 – Fazenda Grande do Retiro x Ribeira;

  • 0213 – Ribeira x Federação;

  • 0221 – Ribeira x Barbalho/Fazenda Garcia;

  • 0214 – Massaranduba x Estação Hiper BRT;

  • 0217 – Ribeira x Estação Hiper BRT;

  • 0237 – Ribeira x Rio Sena/A. Santa Terezinha;

  • 0713 – Santa Cruz x Calçada/Bonfim;

  • 0720 – Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa;

  • 1142 – Cabula VI x Ribeira (R2);

  • 1145 – Terminal Acesso Norte x Ribeira;

  • 1403 – Cajazeira 11 x Ribeira.

Ônibus extras 

Além disso, foram disponibilizados 36 ônibus reguladores na Ribeira, posicionados no Largo do Papagaio, atuando das 13h às 22h. Já na Estação da Lapa, haverá 10 veículos reguladores, também das 13h às 22h, para atender possíveis picos de demanda e reduzir o tempo de espera dos usuários.

Táxi e mototáxi 

Haverá fila de mototáxi no Largo de Roma e na Rua Imperatriz, nas proximidades do Colégio São José. 

Também será disponibilizada fila de táxi ao lado da Praça Irmã Dulce, no espaço destinado ao estacionamento da Zona Azul, e ao lado da saída do terminal do ferry-boat, ampliando as opções de transporte para quem deixa a área do evento.

Elevadores e Planos inclinados 

Durante a Lavagem do Bonfim, os ascensores urbanos funcionarão gratuitamente, facilitando o deslocamento entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. O Elevador Lacerda estará em operação das 6h às 22h, enquanto o Elevador do Taboão funcionará das 6h30 às 18h30. 

Os planos inclinados também terão funcionamento especial: os Planos Inclinados Gonçalves e Liberdade/Calçada operarão das 6h às 19h; já o Plano Inclinado do Pilar, das 6h30 às 19h.