Lavagem do Bonfim terá operação especial de segurança
O esquema começa nesta quinta-feira (8) e segue até o dia 18 de janeiro
Por: Redação
08/01/2026 • 14:50 • Atualizado
Entra em vigor, nesta quinta-feira (8), um esquema especial de policiamento com a Operação Lavagem do Bonfim 2026, em Salvador, que seguirá até o dia 18 de janeiro.
A atuação intensificada da Polícia Militar acontecerá no dia da Lavagem, 15 de janeiro, considerada uma das mais tradicionais manifestações religiosas e culturais do Estado que atrai milhares de pessoas.
As ações contam com a atuação de oito Comandos de Policiamento Regional e Especializados e da Academia da Polícia Militar (APM), além da utilização de 27 Postos Elevados de Observação (PEO) no trajeto.
Esquema de atuação
Até o dia 18 de janeiro, haverá celebrações do calendário religioso e, no dia do evento principal, serão realizadas ações preventivas, acompanhamento em tempo real e medidas de controle até a dispersão do público.
A Lavagem é iniciada com a caminhada, num percurso de oito quilômetros, partindo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, até a Colina Sagrada do Bonfim. Marcado pela intensa concentração de pessoas ao longo de todo o trajeto e adjacências, o evento demanda uma atenção especial em relação à segurança pública.
Serão empregadas guarnições em 27 Postos Elevados de Observação (PEO) no trajeto, guarnições embarcadas em Bases Móveis de Segurança ao longo do circuito e ruas adjacentes, policiamento com atenção específica nos principais corredores viários, estações de transbordo, de metrô, terminais rodoviários e marítimos, bem como os pontos turísticos e centros comerciais.
O reforço na segurança será garantido ainda com o sobrevoo de aeronaves e a utilização de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS), além de célula de intervenção tática e antibomba em prontidão.
“A missão da PMBA é de realizar o policiamento ostensivo e preventivo, por meio dos processos a pé, motorizado, montado, aéreo e com emprego de tecnologia, nas modalidades de patrulhamento e permanência, utilizando tropas convencionais e especializadas, em pontos estratégicos. Estaremos com os esforços voltados para garantir a paz e a tranquilidade da população”, explica o coronel Sérgio Simões, comandante do COPPM, responsável pelo planejamento operacional.
Relacionadas
