Praia de São Tomé de Paripe: Governo Federal reconhece emergência por contaminação química
Medida permite acesso a recursos federais; Inema identificou poluentes e aplicou multas que somam R$ 70 milhões
Por: Redação
23/06/2026 • 18:00
O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em Salvador devido à contaminação química na praia de São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e permite que a prefeitura solicite recursos federais para ações de resposta ao desastre.
Leia Mais:
Gerdau recebe multa máxima após contaminação em São Tomé de Paripe
Salvador decreta emergência após contaminação em São Tomé de Paripe
A contaminação foi identificada após o aparecimento de manchas azuis e amarelas na areia e no mar desde fevereiro. Análises do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) confirmaram a presença de compostos nitrogenados, cobre e outros poluentes em diferentes pontos da praia.
Segundo o órgão, as substâncias representam riscos à saúde e ao meio ambiente. O Inema também aplicou multas de R$ 20 milhões à Intermarítima e de R$ 50 milhões à Gerdau, empresas apontadas como responsáveis pelo cenário de contaminação. As investigações seguem em andamento.
Relacionadas
