Logo

Praia de São Tomé de Paripe: Governo Federal reconhece emergência por contaminação química

Medida permite acesso a recursos federais; Inema identificou poluentes e aplicou multas que somam R$ 70 milhões

Por: Redação

23/06/202618:00

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em Salvador devido à contaminação química na praia de São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e permite que a prefeitura solicite recursos federais para ações de resposta ao desastre.

Medida permite acesso a recursos federais; Inema identificou poluentes e aplicou multas que somam R$ 70 milhões
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Leia Mais:

Gerdau recebe multa máxima após contaminação em São Tomé de Paripe

Salvador decreta emergência após contaminação em São Tomé de Paripe

 

A contaminação foi identificada após o aparecimento de manchas azuis e amarelas na areia e no mar desde fevereiro. Análises do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) confirmaram a presença de compostos nitrogenados, cobre e outros poluentes em diferentes pontos da praia.

Segundo o órgão, as substâncias representam riscos à saúde e ao meio ambiente. O Inema também aplicou multas de R$ 20 milhões à Intermarítima e de R$ 50 milhões à Gerdau, empresas apontadas como responsáveis pelo cenário de contaminação. As investigações seguem em andamento.