Logo

Operação para fiscalização de bebidas faz apreensões em Salvador

Ação passou em estabelecimentos de Periperi e Ilha Amarela

Por: Redação

06/10/202518:28Atualizado

Nesta segunda-feira (6), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) deu início à Operação “Bebidas Etílicas”, que visa combater a comercialização irregular de bebidas alcoólicas adulteradas ou falsificadas em Salvador. A ação aconteceu em estabelecimentos na região do Subúrbio Ferroviário e em Periperi.

apreensões no Subúrbio Ferroviário
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

No Subúrbio Ferroviário, bairro Ilha Amarela, foram coletadas amostras de produtos e vasilhames para análises. Além disso, o estabelecimento foi autuado pelo Procon por conter produto com prazo de validade vencido e por manter em estoque produtos fabricados em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação.

Já em Periperi, no bairro de Nova Constituinte, um segundo alvo foi identificado após levantamento da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC). Ao todo, as equipes localizaram 24 garrafas de uísque supostamente falsificadas, além de lacres, tampas, plásticos e rótulos utilizados na adulteração das bebidas. O homem foi conduzido para esclarecimentos à Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), e o material apreendido encaminhado ao DPT para perícia de autenticidade.

A operação aconteceu em parceria com a Polícia Civil, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa). As bebidas apreendidas foram enviadas para análises laboratoriais para serem avaliadas possíveis irregularidades.